NOVAS TECNOLOGIAS

FMC e Campo Limpo desenvolvem tampa inovadora para embalagens de defensivos


A Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas desenvolveu, em parceria com a FMC, uma tampa inovadora para embalagens de agroquímicos. O equipamento possui QR Code impresso a laser, a Ecocap Smart direciona o usuário para o site da empresa ao fazer a leitura do selo de segurança por meio do celular. A nova tampa possui ainda a marca da empresa impressa no lacre, recurso que visa reduzir riscos de eventuais violações.

A solução desenvolvida é econômica e sustentável. “A impressão é uma ideia simples, inteligente e eficiente, que permite acessar o lote do produto de qualquer celular, dando também segurança contra a falsificação. A gravação a laser não gera resíduo e pode se transformar em um canal de comunicação personalizado”, explica Ricardo Bellinghini, diretor da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas.

O projeto desenvolvido pela FMC e Campo Limpo visava uma solução acessível e funcional. “O objetivo era implementar um conceito de identificação, com mais qualidade e eficiência, atendendo às necessidades da FMC que sempre prioriza a sustentabilidade em todos os seus processos de produção”, afirma Denilson Almeida, coordenador técnico de Embalagem LATAM da FMC.

Disponível para a indústria fabricante de defensivos agrícolas, a tecnologia conecta o cliente aos diversos conteúdos da empresa e possibilita ações de marketing, promoções, premiações e edições comemorativas. “A solução amplia os canais de contato entre os clientes e as empresas. O grande diferencial dessa tecnologia é a simplicidade, não exigindo um complexo equipamento para leitura”, completa Ricardo.

Inovações nos produtos reciclados produzidos a partir da matéria-prima proveniente do Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas) agregam valor a esses artefatos e beneficiam o programa. “A comercialização desses materiais gera recursos para manter o programa de logística reversa, que atualmente encaminha para reciclagem 94 de cada cem embalagens que recebe. É um ciclo que cria valor dentro do Sistema e para a sociedade, pela geração de empregos”, destaca João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, entidade gestora do Sistema Campo Limpo.

Fonte: Grupo Cultivar, 31/05/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Kurt Bouda por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close