SUSTENTABILIDADE

Parceria vai desenvolver novos defensivos biológicos


A empresa cuiabana Scheffer, com foco em Agricultura Regenerativa, acaba de firmar uma parceria técnico-científica com a Embrapa para o desenvolvimento de novos produtos biológicos.

A companhia, que já investe no uso de bioinsumos, busca agora ampliar ainda mais a utilização de bioprodutos em suas lavouras. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia passa a ser a licenciadora dos produtos biológicos da Scheffer. A meta é dobrar a área de agricultura regenerativa, método sustentável que propõe cultivar o solo com redução do uso de químicos, de 4.000 para 8.000 hectares até o final de 2023.

“Será um grande avanço, pois nós poderemos observar diretamente nas lavouras, em larga escala, como estes novos ativos biológicos irão se comportar tanto no controle de pragas, quanto no desenvolvimento de plantas”, afirma o coordenador de Laboratório e Pesquisa da Scheffer, doutor em saúde do solo, Candido Barreto de Novais.

A expectativa é que com apoio de uma equipe altamente especializada possa se avançar ainda mais em relação à pesquisa de produtos biológicos. A equipe da empresa passou 15 dias com a equipe de Controle Biológico da Unidade da Embrapa, em Brasília, em treinamento. E ocorrerão outros ciclos de capacitação e troca de conhecimento entre ambas.

“Esse tipo de iniciativa deverá ser um exemplo de como as empresas podem trabalhar a cooperação e o co-desenvolvimento unindo excelência técnica e infraestrutura avançada, atuando dentro do conceito de manejo integrado de pragas e doenças.”, diz a pesquisadora da Embrapa, Rose Monnerat.

A empresa tem nove unidades produtivas distribuídas entre Mato Grosso, Maranhão e Pará, com presença também na Colômbia, com mais de 200 mil hectares de área cultivada para a produção de soja, algodão, milho, pecuária, além de atuar na mineração.

Fonte: Agrolink, 19/07/21

Fonte da Imagem: Imagem de Ron van den Berg por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close