SUSTENTABILIDADE

Adepará garante destino adequado a onze mil embalagens vazias de defensivos agrícolas


Onze mil, este foi o número de embalagens vazias de defensivos agrícolas recolhidas e descartadas, de forma consciente, durante a última edição do serviço de retirada itinerante, no sudeste paraense. O trabalho é fruto da parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea), a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários de Marabá e Região (Aciamar), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e revendas agropecuárias locais.

O montante recolhido durante a retirada na região sudeste do Estado é o acúmulo de embalagens usadas nos últimos doze meses pelos pequenos e médios produtores rurais dos municípios de São Geraldo do Araguaia, Piçarra e Santana do Araguaia, localizados a mais de 120 quilômetros de distância de Marabá, onde funciona o posto de coleta da região.

“A retirada itinerante foi criada para atender principalmente os pequenos e médios produtores rurais que não têm condições de se deslocarem para Marabá, onde funciona o centro de recebimento das embalagens de defensivos. Porém, a qualquer momento, o produtor pode e deve se dirigir ao centro para garantir o destino correto dos vasilhames usados”, explica o fiscal estadual agropecuário Fábio Alan Corrêa.

Ele também revela que se surpreendeu positivamente com o resultado dessa edição. “Normalmente, durante os meses que antecedem a retirada itinerante, é feita uma campanha de divulgação do serviço. Este ano, por conta da pandemia, a campanha não foi feita pois não tínhamos certeza se a retirada ocorreria, mas os próprios produtores começaram a nos procurar solicitando o serviço. Unimos força e fizemos o trabalho, mas não esperávamos um resultado tão satisfatório”, afirma.

O trabalho, que existe há mais de uma década e percorre várias regiões do Pará, consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução desses resíduos pós-consumo.

Em São Geraldo do Araguaia, a retirada itinerante ocorreu no parque de exposição e nas duas maiores vilas da zona rural da região. No município de Santana do Araguaia, por sua vez, o posto provisório de recebimento foi montado no sindicato dos produtores rurais da cidade. Em Santana, o trabalho contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Agência Pará, 24/08/2020

Fonte da imagem: Verão foto criado por freepik – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close