NOVAS TECNOLOGIAS
Novas tecnologias para controlar doenças da soja
A BASF lançou para a próxima safra de soja o fungicida Belyan, que possui o ativo Revysol. O fungicida é um Isopropanol-Azol, e atua contra doenças como septoriose (mancha parda), crestamento foliar de cercospora, ferrugem-asiática e outras manchas foliares, que causam diversos prejuízos às lavouras.
A principal recomendação de uso do Belyan é na primeira aplicação, devido à capacidade de atuar sobre um amplo espectro de doenças e ser altamente seletivo para a soja.
Mais um recente lançamento da marca global de agricultura digital da BASF, que tem por objetivo proporcionar eficiência e otimização aos agricultores, é o Timing de Aplicação. Sua função é apontar ao agricultor o melhor momento para aplicar fungicidas na lavoura de milho, baseado em uma série de dados. Ele também consegue prever, com precisão acima de 70%, a ocorrência de doenças.
Outra importante solução é o Mapeamento Digital Inteligente, feito com uso de drones para a geração de mapas customizados, que ajudam na estratégia de manejo de herbicidas, adubação, verificação da sanidade da lavoura, entre outros aspectos.
Fonte: Revista Cultivar, 24 de Maio de 2023.
Fonte da Imagem: Pixabay