MERCADO
Volume de exportações e capacidade produtiva de Cledotim da China tem crescimento nos últimos anos
O Cletodim é um herbicida para folhas de caule desenvolvido pela Chevron Chemical Company em 1987. A molécula atua como um inibidor de ACCase altamente eficaz, seguro e muto seletivo, sendo eficaz contra a maioria das ervas daninhas anuais e perenes, ao mesmo tempo que é seguro para culturas de folha larga.
O Cletodim se transformou em uma importante herbicida devido à sua ampla aplicação em culturas agrícolas, como a soja, consequentemente se tornando um importante produto de exportação. Um relatório mostra que, de 2015 a 2019, o valor de exportação do Cletodim ficou entre os 10 principais pesticidas de exportação da China.
De maneira geral, o valor e o volume das exportações desse produto têm apresentado uma tendência de crescimento ascendente desde 2016. Do ponto de vista dos países de destino das exportações, os três maiores importadores de Cletodim são a Argentina, o Brasil e os EUA, sendo esses três países conhecidos como ″grandes produtores de soja″, representando 69% do valor de exportação da China.
De acordo com o China Pesticide Registration Watch, que acompanha o registro de defensivos agrícolas na China, até agosto de 2023, havia 157 registros de Cletodim, sendo que os tipos de formulação mais dominantes são concentrados emulsionáveis (EC). Ressalta-se que esse composto é registrado principalmente como agente único, porém pode ser encontrado em outras misturas, principalmente com Fomesafen e Clomazone.
Em 2017, o número de registos de Cletodim atingiu o seu segundo período de pico, principalmente pelo incentivo da produção de soja, emitido pelo Ministério da Agricultura da China em 2016, que levou os fabricantes a requererem registos da molécula.
Fonte: AgNews, 01/09/2023
Fonte da imagem: Freepik