SUSTENTABILIDADE

Biopesticidas a base de Beauveria bassiana apresentam grande potencial de aplicação


Atualmente, um dos gêneros de fungos entomopatogênicos – fungos com ação contra insetos e ácaros – mais estudos e aplicados no mundo é o Beauveria. As espécies deste gênero tornaram-se gradualmente alguns dos biopesticidas mais utilizados no controle biológico de pragas agrícolas e florestais devido a características como: ampla gama de hospedeiros, forte patogenicidade e adaptabilidade.

A primeira preparação biológica com B. bassiana como principal ingrediente ativo foi registrada nos Estados Unidos no século 20. Desde o marco inicial, inúmeras preparações biológicas com esse fungo continuaram a surgir. Atualmente, as preparações com Beauveria bassiana no mundo correspondem por 33,9% de todos os pesticidas fúngicos.

Segundo dados estatísticos, somente entre 2002 e 2007, um total de 171 produtos à base de fungos entomopatogênicos foram registrados como pesticidas fúngicos comerciais em todo o mundo, dos quais 63 produtos estão relacionados com a espécie B. bassiana.

Apesar de sua ampla utilização, ainda existem pontos a serem otimizados para a obtenção de melhores resultados em campo. Exemplos disso são: o longo tempo para derrubar as pragas e o pelo fato do efeito ser muito dependente das condições ambientais. Por se tratar de organismos vivos, os fungos necessitam de temperaturas ideais e alta umidade para desempenharem o máximo efeito.

Seguindo uma tendência mundial de desenvolvimento de produtos de controle biológico, o fungo B. bassiana apresenta um grande potencial como importante auxiliador no controle de pragas. No entanto, como o ambiente natural é complexo e diversificado, muitas vezes é difícil conseguir bons efeitos de controle utilizando apenas agentes biológicos, sendo necessário combinar uma variedade de medidas para controlar pragas e doenças.

 

Fonte: Agropages, publicado em 18/09/23

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close