NOVAS TECNOLOGIAS

Startup brasileira desenvolve pesticidas biodegradáveis naturais


A NanoScoping, uma startup brasileira, desenvolveu uma linha de adjuvantes agrícolas com nanopartículas biodegradáveis. Os produtos feitos a partir de óleo vegetais com plantas, apresentam propriedades antifúngicas, antibacterianas e repelentes contra diversas pragas e doenças. Estudos em cultivos de tomate, evidenciaram que plantas tratadas com a tecnologia apresentaram uma redução de 80% na gravidade dos ataques de manchas bacterianas em relação a plantas não tratadas.

Além dos efeitos já citados, os produtos desenvolvidos também possuem efeitos espalhantes, adesivos e emulsificantes que, por utilizarem ativos nanoencapsulados de origem vegetal, podem potencializar os resultados. Essas nanocápsulas são produzidas a partir de processos que diluem as moléculas até tamanhos extremamente reduzidos (200 a 400 nanômetros). Isso faz com que os compostos sejam altamente estáveis e menos voláteis em comparação com formulações convencionais.

De acordo com a empresa, a tecnologia de nanoencapsulação é o diferencial desses produtos, que apresentam dois efeitos principais, o de espalhante adesivo e o efeito emulsionante, gerando maior estabilidade.

Ressalta-se que os produtos da startup podem ser aplicados de forma independente ou em conjunto com outros produtos químicos.

 

Fonte: Agropages, publicado em 19/09/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close