SUSTENTABILIDADE

Parceira entre NOAA e Embrapa resulta em bioinsumo para reduzir estresse abiótico em cana


A NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, uma empresa de produção de produtos biológicos anunciou que estará presente em dois eventos da UDOP em 2023, o 16º Congresso Nacional da Bioenergia e o 6º Seminário UDOP de Inovações quando apresentará ao setor de cana-de-açúcar suas inovações e soluções biológicas para o segmento.

Entre os produtos que serão apresentados está o AURAS®, um bioinsumo capaz de reduzir os efeitos negativos causados por estresses abióticos. Essa tecnologia é resultado da parceira entre a NOAA e a Embrapa e tem como base a rizobactéria Bacillus aryabhattai CMAA 1363. Essa cepa CMAA 1363 é a única cepa dessa espécie validada pela Embrapa. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Dr. Itamar Melo, o isolado apresenta propriedades que contribuem para um melhor desenvolvimento dos cultivos.

Segundo ele “Os resultados, após 12 anos de pesquisas, comprovaram a eficácia dessa rizobactéria como base de um bioinsumo para aumentar a resiliência das lavouras e a capacidade de tolerar longos períodos de estiagem e altas temperaturas”.

No Boletim de Pesquisa de Desenvolvimento, 80 pesquisadores da Embrapa apresentam os benefícios do isolado CMAA 1363 no estabelecimento de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. A capacidade dessa cepa em reter mais umidade no solo e de modular um ambiente de proteção para as plantas, o que consequententemente reduz os efeitos dos estresses, resultou em uma menor mortalidade e melhor desenvolvimento das mudas.

 

Fonte: UDOP, publicado em 28/05/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close