MERCADO

A exportação de agroquímicos da Índia pode ultrapassar 800 bilhões de rúpias em 4 anos


As exportações da indústria agroquímica indiana testemunharam um crescimento exponencial nos últimos tempos e devem ultrapassar 800 bilhões de rúpias (aproximadamente 9,5 bilhões de dólares) nos próximos quatro anos, de acordo com um relatório do órgão industrial Agro Chem Federation of India (ACFI) e da EY.

A iniciativa ‘Make in India’ fornece uma estrutura adequada para transformar desafios em oportunidades, permitindo que a Índia se torne um centro global de fabricação e exportação de agroquímicos.

O diferencial da indústria agroquímica da Índia é a qualidade e os preços acessíveis, o que faz dos produtos a primeira escolha de milhões de agricultores em 130 países. As exportações de agroquímicos da Índia superam o consumo interno dos mesmos.

De acordo com a ACFI, o governo deve se concentrar em facilitar um ambiente propício que inclua a simplificação das normas de licenciamento e a melhoria da infraestrutura para armazenamento e venda, incentivar a produção de biodefensivos, simplificar o processo de registro de novas moléculas, firmar acordos comerciais com países com normas de LMR mais flexíveis e introduzir um esquema semelhante ao PLI para atrair investimentos de participantes globais.

A indústria agroquímica da Índia desempenha um papel fundamental no sucesso agrícola, apoiando o aumento da produtividade das colheitas e salvaguardando a segurança alimentar.

De acordo com o diretor geral da ACFI, Kalyan Goswami, como o quarto maior produtor mundial de agroquímicos, a Índia enfrenta um paradoxo. Embora tenha uma capacidade de produção significativa, ainda importa uma quantidade significativa de agroquímicos, principalmente da China.

Parikshit Mundhra, presidente da ACFI, disse que é preciso transformar desafios como a dependência de moléculas genéricas, o baixo uso de agroquímicos, um processo complexo de registro para novas moléculas e a forte dependência de importações em oportunidades por meio das iniciativas “Make in India”.

O Ministro da União para Produtos Químicos e Fertilizantes, JP Nadda, garantiu recentemente aos representantes da indústria que o governo apresentará as intervenções políticas necessárias para fortalecer o setor químico. Nadda afirmou que o governo iniciou inúmeras reformas estruturais para apoiar o desenvolvimento industrial em geral e para fortalecer o setor químico em particular.

 

Fonte: Zeenews, publicado em 10/09/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close