NOTÍCIAS

Projeto de aplicação de bioinsumos de startup recebe investimento de R$ 3 milhões


A startup B4A, empresa especializada em diagnóstico de solos com foco em microbiologia, é pioneira no Brasil ao oferecer mapeamento da microbiota do solo por meio do DNA de microrganismos – método chamado metagenômica.

Por meio dessa identificação, são identificadas as deficiências funcionais da biota em cada tipo de bioma e cultura, juntamente com estratégias de manejo regenerativo com aplicação de bioinsumos.

O projeto acaba de receber um investimento de R$ 3 milhões liderado pela Rural Ventures, em conjunto com a Bossa Invest e a Setter Tech. Segundo a startup, esse investimento fortalece a parceria estratégica para apoiar os agricultores em suas estratégias de manejo do solo e uso correto dos ativos biológicos. O objetivo é aplicar esses insumos de forma mais eficiente e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade das lavouras.

A B4A aposta no potencial dos microrganismos como agentes de recuperação da saúde do solo, respaldada por um amplo acervo de referências científicas. Um exemplo são as mais de 4.000 espécies de microrganismos estudadas, responsáveis ​​por disponibilizar nutrientes às plantas, e outras 1.400 cujas funções estão diretamente associadas à proteção vegetal. Todo esse conteúdo forma a base da tecnologia empregada pela B4A em seus diagnósticos.

“Produtos biológicos comerciais ou mesmo aqueles desenvolvidos dentro da fazenda são fundamentais para a transição da agricultura convencional para a regenerativa. No entanto, eles estão sendo utilizados sem diagnóstico prévio, o que os torna, em muitos casos, ineficazes. O papel da B4A é apoiar produtores e agrônomos na adoção dos tratamentos corretos, evitando desperdício de tempo e dinheiro com insumos ineficazes e antecipando a correção do solo e sua capacidade produtiva”, afirma Leonardo Gomes, CEO da B4A.

O investimento da Rural Ventures, ao lado da Bossa Invest e da Setter Tech, reflete uma visão compartilhada de que a próxima grande revolução no agronegócio será impulsionada por tecnologias que apoiem a transição para uma agricultura regenerativa e de baixo carbono. Para isso, é essencial que os agricultores dominem sua microbiota do solo, e a B4A está na vanguarda desse movimento no Brasil.

“Na Setter Tech, focamos em apoiar startups e novos negócios que trazem inovações e modelos de negócios disruptivos. Como parte desses esforços, estamos sempre buscando oportunidades de investimento em empresas com alto potencial de crescimento, como acreditamos ser o caso da B4A”, afirmou Flavio Vaisman, sócio da Setter Tech.

Segundo ele, essa solução será o “motor de crescimento e eficiência da agricultura brasileira. Além dos recursos investidos, esperamos, com nossa ampla experiência em gestão e desempenho, contribuir para a evolução do negócio”.

A B4A já coletou mais de 500 mil hectares biomonitorados e um banco genético que inclui cerca de 40 culturas agrícolas, além de amplo conhecimento sobre o perfil microbiológico do solo no Cerrado e seus desafios. A empresa também foi reconhecida como uma das dez startups mais inovadoras no prêmio Agrishow Startups 2022, destacando-se como líder em inovação e sustentabilidade no setor.

“Acompanhamos de perto a evolução do uso da tecnologia no universo agrícola e vimos na startup uma solução para uma transformação positiva no setor”, acrescenta Bruno Bellodi, gerente da Setter e especialista em agricultura.

 

Fonte: Agropages – Leonardo Gottems, publicado em 23/10/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close