NOVAS TECNOLOGIAS

Tecnologia de RNAi viabiliza novo biodefensivo contra pragas agrícolas


O inseto (Spodoptera exigua) é uma importante praga agrícola polífaga que representa uma séria ameaça à produção agrícola global. Pesquisadores caracterizaram o receptor neuropeptídeo ativador da biossíntese de feromônios (Sepbanr) em S. exigua e elucidaram seu papel crítico na biossíntese e reprodução de feromônios sexuais. 

Análises bioinformáticas e ensaios funcionais confirmaram que Sepbanr é um receptor acoplado à proteína G semelhante à rodopsina (GPCR). A expressão de Sepbanr atingiu o pico em fêmeas adultas e foi essencial para regular a homeostase do cálcio intracelular e a produção de feromônios sexuais. O silenciamento de Sepbanr mediado por RNA de interferência (RNAi) reduziu significativamente os níveis de feromônios sexuais essenciais (Z9,E12-14:Ac e Z9-14:Ac), suprimiu a frequência de acasalamento e diminuiu a produção de ovos. 

Essas descobertas demonstram que o dsRNA direcionado ao Sepbanr pode servir como um potencial biopesticida baseado em RNAi para interromper a reprodução mediada por feromônio em S. exigua.

 

Fonte: Agropages, publicado em 21/08/2025

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close