SUSTENTABILIDADE

Tibagi prepara para recolher embalagens agrotóxicas

Tibagi prepara para recolher embalagens agrotóxicas


A Operação Transbordo realiza coleta de embalagens de agrotóxicos no dia 11 de fevereiro em Tibagi. O ponto de entrega será na sede da Unidade Social Educacional das 9 às 16 horas. Os frascos são recolhidos pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) com apoio da Prefeitura.

O produtor deve apresentar a nota fiscal da compra na hora da devolução. “A embalagem, por mais que seja lavada, fica contaminada. Ela agrega resíduos do agrotóxico que podem gerar uma intoxicação complicada e até causar a morte se reutilizada”, alerta a gerente de Meio Ambiente, Arilene Camargo. Ela também ressalta que em contato com o solo, os produtos químicos podem contaminar a água consumida nas áreas rurais. “Portanto, o produtor deve fazer corretamente a lavagem e levar o relatório da revenda, sem esse documento não é possível fazer a entrega”, pontua.

A destinação dos vasilhames de agrotóxicos utilizados no país é regulamentada por decreto federal desde janeiro de 2002. Os usuários de agrotóxicos devem efetuar a devolução dos recipientes vazios dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos ou em postos de coleta.

Os produtores rurais têm o prazo de até um ano, a partir da data da compra do produto, para entregar o material e fazer a tríplice lavagem como determina a Lei. Devem separar as embalagens por volume, exemplo 1 litro, 5 litros ou 20 litros, e levar os frascos sem tampa, exceto as não laváveis como tratamento de sementes e pacotes. Já as tampas devem ser enviadas em caixas ou sacos de resgate. “Outro detalhe importante é que o produtor não pode exceder a quantidade máxima de 100 embalagens, caso exceda este limite a entrega deve ser feita exclusivamente na Assocampos”, salienta. O produtor deve ligar e agendar com antecedência através do telefone (42) 3228-1148.

Fonte: Diário dos Campos

14/01/2014

Notícias Relacionadas

Close