SUSTENTABILIDADE
RS tem rede de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas ampliada
RS tem rede de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas ampliada
Nova central, inaugurada em Boa Vista do Incra, receberá 600 toneladas do material no primeiro ano de funcionamento
No dia 21 de outubro, às 9h30, será inaugurada a Central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Boa Vista Do Incra (RS). A unidade, que será gerenciada pela Associação dos Revendedores de Agroquímicos de Giruá e Região (Jerivá Embalagens), integrará uma malha de 45 postos e centrais presentes no Rio Grande do Sul.
A previsão é de que a unidade, que foi instalada em uma área de 2 hectares adquirida pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, destine 600 toneladas do material durante o primeiro ano de funcionamento. Ela atenderá a agricultores dos municípios de Boa Vista do Incra, Cruz Alta, Pejuçara, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Fortaleza dos Valos e Salto do Jacuí. Todo o material recebido no local será encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, por meio do inpEV.
Segundo o coordenador regional de Operações do instituto na região, Marcelo Lerina, a construção da Central demonstra que o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) vem acompanhando o crescimento e desenvolvimento do agronegócio na região. Segundo ele, a unidade irá absorver parte dos volumes que eram processados nas centrais de Giruá e Passo Fundo e, dessa forma, reduzirá os custos de logística porque estará mais próxima aos postos da região central do RS.
Agrolink, 20/10/2014