USO E APLICAÇÃO
Pesquisa da Embrapa propõe corte pela metade nos defensivos da soja
Pesquisa da Embrapa propõe corte pela metade nos defensivos da soja

A Embrapa Soja apresentou uma pesquisa feita em parceria com o Instituto Emater do Paraná em que é feita a proposta de estudar a viabilidade de reduzir em 50% o uso de defensivos agrícolas usados na cultura da soja, por meio da adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP).
De acordo com a pesquisa, o Brasil utilizou na safra 2013/2014 aproximadamente 140 milhões de litros de inseticidas ao custo de cerca de US$ 2,5 bilhões para o controle de pragas apenas da soja.
A pesquisa funcionou da seguinte maneira, foram instaladas cerca de 50 unidades de referência em propriedades do norte e do oeste do Paraná para avaliar a eficiência do MIP. Essas unidades tinham tamanhos que variavam entre quatro e 270 hectares e as pulverizações foram reduzidas de cinco (média do estado) para 2,6 aplicações.
Os resultados acabaram mostrando que é possível diminuir o uso de agroquímicos no controle de pragas da soja e com isso o investimento para a pulverização foi reduzido pela metade. Na safra 2014/2015, foram instaladas mais de 220 unidades de referência em todas as regiões sojícolas do Paraná.
Agrolink, 14/04/2015
Imagem: Revista Plantar