SUSTENTABILIDADE
Dia de Campo Limpo recolhe 1,2 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas
Dia de Campo Limpo recolhe 1,2 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas
Mais de 1.200 embalagens vazias de defensivos agrícolas foram recolhidas no município de Santa Rita do Itueto (MG). O recolhimento e conscientização dos produtores da região ocorreu durante o dia 23 de abril em dois pontos estratégico de coleta.
A Coopeavi, em parceria com a Secretária de Agricultura de Santa Rita do Itueto e do Instituto Mineiro Agropecuário, realizou a ação inédita de responsabilidade ambiental no município. “Apesar das fortes chuvas na véspera e no dia do recolha, que dificultou trânsito nas estradas, a campanha envolveu mais de 30 produtores”, comenta Aristeu Kuhn, agrônomo da Coopeavi.
A campanha contou com dois pontos de coleta, o primeiro ponto no Distrito São José do Itueto, na propriedade do senhor José Lopes da Silva, e o segundo ponto foi na sede do município de Santa Rita do Itueto, na propriedade da cooperada Alessandra Aparecida Ton.
Segundo o produtor e cooperado da Coopeavi Angelo Pazinato Neto (Dedeco), a iniciativa foi muito boa para a região. “Nunca teve uma iniciativa desta forma aqui na região, e além disso, é uma forma de começar a conscientizar o produtor a fazer a devolução de embalagens vazias”, afirma.
Lembrando que a entrega das embalagens vazias dos defensivos é uma Lei e a não devolução pode gerar multa para o produtor e o mesmo ainda pode ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. Por isso, todas as embalagens de defensivos (como caixa, frasco, saquinhos plásticos, entre outros) devem ser devolvidas a um ponto ou centro de recolhimento autorizado em um prazo máximo de um ano, contando a partir da data da compra.
Para mais informações procure uma filial da Coopeavi ou oriente-se com dos nossos consultores em campo.
Coopeavi, 04/05/2015