USO E APLICAÇÃO

Treinamento dissemina melhores práticas para coexistência entre agricultura e apicultura

Treinamento dissemina melhores práticas para coexistência entre agricultura e apicultura


A Syngenta, em parceria com a Usina São João (USJ), realizou na última semana um treinamento para disseminar as melhores práticas no manejo apícola com foco na coexistência entre agricultura e apicultura. O evento reuniu 30 pessoas, dentre colaboradores da usina, produtores independentes de mel e outros convidados. O evento reuniu 30 pessoas, dentre colaboradores da usina, produtores independentes de mel e outros convidados. Também estiveram presentes diretores e acionistas do Grupo USJ e o Secretário das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura, Alberto Amorin.

“O treinamento é enfático com relação à proteção das abelhas, por meio de orientações específicas a produtores sobre o manejo adequado dos defensivos agrícolas”, explica o gerente de Segurança de Produto na Syngenta, Luiz Dinnouti. Segundo ele, a atenção ocorre porque as abelhas são responsáveis pela polinização de, pelo menos, 70% das culturas agrícolas, correspondendo a 90% da oferta global de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “Assim, nosso objetivo é disseminar o conhecimento com foco na proteção das abelhas nativas e na preservação do ambiente, em linha com um dos pilares de nosso Plano de Agricultura Sustentável – o The Good Growth Plan, que acaba de completar dois anos”, complementa.

Segundo o diretor Agrícola da USJ, Humberto Carrara, o treinamento será continuado por meio da iniciativa da Syngenta e da Unesp de criar um apiário experimental na Usina. “O novo espaço contribuirá para a profissionalização de apicultores locais e vai demonstrar como a apicultura pode conviver com práticas ligadas às culturas como cana, soja e laranja”, declara. “A chave do sucesso para a coexistência é a comunicação”, acrescenta.

Dentre os especialistas presentes no evento estavam o Professor do Departamento de Biologia e Pesquisador do Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Osmar Malaspina, considerado uma das maiores autoridades em abelhas no Brasil.

 

Suino Cultura, 16/12/2015

Imagem: Agro Rural

Notícias Relacionadas

Close