SUSTENTABILIDADE
Recolhimento de embalagens de defensivos atinge nove assentamentos de Rio Brilhante
Recolhimento de embalagens de defensivos atinge nove assentamentos de Rio Brilhante
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento em parceria com a ARARB (Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos de Rio Brilhante) encerrou na última semana o programa de recolhimento de embalagens vazias de defensivos.
O recolhimento atingiu diretamente 85 produtores da Agricultura Familiar e indiretamente todos os produtores dos nove assentamentos organizados pelo INCRA, bem como alguns produtores vizinhos destes assentamentos. Com isso foi cumprido assim o Programa Campo Limpo que é promovido pelo InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).
A Prefeitura participou desta parceria com a ARARB através da participação das secretarias de Desenvolvimento e de Infraestrutura, sendo o Prefeito Sidney Foroni um dos incentivadores a dar o destino correto das embalagens, na defesa do meio ambiente e cumprimento da Lei.
O prefeito ressaltou a importância do Programa e da Parceria e do trabalho do grande responsável pela atividade que é o engenheiro Edson Odair Figueiredo, que faz da Central de Recebimento de Embalagens de Rio Brilhante um exemplo de eficiência e controle.
A facilidade de entrega e a destinação ambientalmente adequada destas embalagens em todos os assentamentos rurais do município, foi conseguido pela grande articulação que a parceria atingiu, com resultado de entrega de 85 produtores e um total de 4.500 quilos de embalagens, dando um aumento de 37% com relação ao ano de 2015, é o sucesso desta ação conforme declara o presidente da ARARB, Regis Augusto Canova.
O responsável pela Central agradeceu os produtores pela atenção dispensada ao programa e ao município pelo apoio que deu a sua realização que envolveu diversos dias, mas que resultaram números acima do previsto.
A Agricultura Familiar é muito importante para o Desenvolvimento de Rio Brilhante, por isso todas as ações em apoio a este grupo de produtores causam bons resultados.
Diário de Campo Grande, 27/06/2016