SUSTENTABILIDADE
Estudantes e produtores recolherão embalagens de agroquímicos, em RO
Estudantes e produtores recolherão embalagens de agroquímicos, em RO
Ação faz parte do “Dia Nacional do Campo Limpo”, segundo Arpacre.
Central de recolhimento está localizada na Linha 6, km 2,5, em Cacoal.
Estudantes de escolas de Cacoal (RO) e municípios da Zona da Mata, além de universitários e produtores rurais, participarão na próxima quinta-feira (18) do recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, pertencente à Associação das Revendas de Produtos Agroquímicos de Cacoal e Região (Arpacre). A atividade faz parte do “Dia Nacional do Campo Limpo”.
O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e tem por objetivo conscientizar e celebrar os resultados e benefícios gerados com ao devolução das embalagens vazias de agroquímicos. De acordo com o gerente da Arpacre, Sidney Marcos Inoui, neste ano o evento terá como foco produtores rurais e estudantes de cursos técnicos.
“Desta vez decidimos trabalhar com o público que tem acesso direto aos agroquímicos, como agricultores, e pecuaristas, além de estudantes de escolas técnicas e universitários de cursos ligados ao setor agrícola. No entanto, abrimos vagas também para algumas escolas que nos solicitaram para participar da programação com estudantes do ensino fundamental”, relata.
Durante o dia de portas abertas, segundo Sidney, serão realizadas palestras sobre aplicação do agroquímico, o funcionamento da central de recolhimento e a forma de fiscalização ao processo de devolução das embalagens vazias.
“Às 8h está programada uma solenidade de abertura com a presença de autoridades. Na sequência começam as palestras que vão até às 12h, sendo reiniciadas a partir das 14h e encerrando às 17h”, aponta.
Aumento nas devoluções
Conveniada ao inpEV, a Arpacre e é a única central de recolhimento de embalagens de Rondônia e recebe vasilhames de 13 postos espalhados pelo estado. O órgão recebe ainda embalagens do estado Acre e de parte do Mato Grosso.
Segundo a associação, de janeiro a agosto de 2015 foram recolhidas cerca de 200 mil toneladas de embalagens vazias. Já no mesmo período deste ano o número de devoluções saltou para 316 toneladas.
De acordo com o ex-diretor da Arpacre, Alibio Santos Souza, o aumento nas devoluções aconteceu por vários motivos.
“Percebe-se que os produtores estão um pouco mais conscientes a necessidade da devolução, a produção agrícola cresceu nos últimos anos em Rondônia, principalmente nas regiões dos Vales do Jamari e Guaporé. Outro fator determinante para esse quadro foi à atuação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), que intensificou o trabalho de notificação e autuação dos produtores irregulares”, destaca.
A devolução é obrigatória e o produtor que não a fizer poderá ser multado. O valor da penalidade varia de cerca de R$ 1200 mil a R$ 12 mil. A central de recolhimento da Arpacre está localizada na Linha 6, km 2,5, na zona rural de Cacoal.
G1, 17/08/2016