SUSTENTABILIDADE
Ariag promove recebimento itinerante de embalagens vazias na Bahia
Ariag promove recebimento itinerante de embalagens vazias na Bahia
Pequenos produtores podem devolver suas embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias por meio dos recebimentos itinerantes. As ações consistem na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento espalhadas pelo Brasil como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores. A iniciativa tem o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e é fundamental para aumentar a capilaridade do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agroquímicos).
Desta vez, as localidades beneficiadas serão do estado da Bahia. Veja mais detalhes na tabela abaixo:
– 21/09/2016
Canabrava, distrito de Malhada (na usina de beneficiamento de algodão)
– 23/09/2016
Lagoa Real (no parque de Vaquejada do município)
– 29/09/2016
Guanambi (na comunidade Minador e Lagoa da Pedra)
– 30/09/2016
Guanambi, distrito de Morrinhos
Realização: Ariag (Associação dos Revendedores de Produtos Fitossanitários de Guanambi e Região), em parceria com o inpEV
Sobre o inpEV
Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) coordena o Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
Sobre o Sistema Campo Limpo
Gerenciado pelo inpEV, o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
MaxPress, 19/09/2016