SUSTENTABILIDADE

Primeiro Seminário voltado para Logística Reversa do Paraná acontecerá está semana

Primeiro Seminário voltado para Logística Reversa do Paraná acontecerá está semana


Evento visa debater a implementação da logística reversa nas empresas paranaenses

A preocupação com o meio ambiente vem incentivando empresas e instituições a realizarem eventos sobre o tema. Está semana, no dia 18 de outubro, acontece o primeiro seminário Paranaense de Logística Reversa, o qual está sendo organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o apoio do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR). 

Com o objetivo de debater a implementação da logística reversa nas empresas paranaenses e também os principais desafios e oportunidades do setor, o evento pretende reforçar a conscientização ambiental para todos os elos da sociedade. Durante o evento o InPAR trará as experiências em logística reversa de embalagens pós-consumo, juntamente com o Instituto de Logística Reversa (ILOG).

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA/PR) e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado Paraná (SINQFAR). De acordo com os organizadores o seminário terá vários paineis que discutirão os avanços do estado em logística reversa nos mais variados setores do estado. 

De acordo com o presidente do InPAR, Rommel Barion, o setor de logística reversa ainda varia muito de setor para setor, os produtos que tiveram a logística reversa regulamentada antes da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como pneus inservíveis, pilhas e baterias e embalagens de defensivos são os mais desenvolvidos até o momento. 

A expectativa é o setor evolua nos próximos anos. “A expectativa é que os últimos acordos setoriais sejam assinados, e que seja iniciado um movimento para a assinatura de acordos setoriais em nível regional. Paralelamente, espera-se um período de grande prosperidade para a logística reversa, onde técnicos, empresários e a sociedade em geral já terão um maior entendimento dos conceitos. Dessa forma, haverá uma ampliação significativa das ações” ressalta Barion. 

O primeiro seminário tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do setor segundo Barion. “O objetivo é apresentar aos técnicos, empresários e poder público o status da implementação dos sistemas de logística reversa no estado do Paraná, expor os trabalhos realizados por sindicatos industriais e associações e levar ao debate os desafios e as oportunidades da logística reversa para o setor industrial” explicou ele. 

Sobre o InPAR: 

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), lançado dia 05 de julho de 2017, é uma associação sem fins lucrativos, criada com o propósito de estabelecer e implantar um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo, desenvolvendo ações que diminuam a quantidade de resíduos destinados aos aterros e minimizando os impactos ao meio ambiente. O InPAR foi fundado por seis sindicatos industriais do setor de alimentos (Sincabima, Sinditrigo, Sinduscafé/PR, SIPCEP, Sindiavipar e Sindicarne) apoiados pela FIEP, e já conta com 21 empresas associadas, como Nutrimental, Moinho Anaconda, Balas Antonina, Barion, Pipoteca etc.

Dentre os projetos apoiados pelo Instituto está o Projeto Elos da Sustentabilidade, da prefeitura de Campo Largo, e o Dia do Desafio, promovido pelo Sinduscon/PR. Outras ações estão em desenvolvimento pelo Comitê Técnico da entidade, que é formado por profissionais do sistema FIEP, sistema OCEPAR, universidade e poder público.

Biomassa Br, 16/10/17

 

Notícias Relacionadas

Close