SUSTENTABILIDADE
Pesquisa usa técnica sem químicos para controle da mosca-das-frutas
Pesquisa usa técnica sem químicos para controle da mosca-das-frutas
A captura massal, tecnologia limpa usada na Espanha e Israel para controle de pragas, começou a ser utilizada contra o ataque da mosca-das-frutas em uvas na Serra Gaúcha. A tecnologia, adaptada pela Embrapa Uva e Vinho para mosca-das-frutas na América do Sul, disponibiliza uma fonte de alimento mais atraente ao adulto do inseto que a uva no parreiral. O método já pode ser usados pelos agricultores gaúchos. “O método garante a produção sem resíduos de inseticidas, pois o produto não é aplicado nos frutos: apenas é colocado numa armadilha que atrai os insetos adultos, evitando que eles danifiquem os frutos”, comentou Marcos Botton, pesquisador da Embrapa que coordenou as pesquisas.
Ao utilizar o método, a Embrapa Uva e Vinho buscou uma alternativa para substituir os tradicionais inseticidas organofosforados, que não estão mais autorizados para uso no cultivo da videira no Brasil. De acordo com a instituição, das entre as tecnologias limpas, captura massal foi uma das que apresentou melhores resultados. A técnica consiste em distribuir uma grande quantidade de armadilhas por área de pomar, nas quais os insetos adultos são capturados, reduzindo a infestação nos parreirais.
Tentativas prévias de utilizar a técnica no Brasil já foram feitas em diferentes cultivos porque os atrativos utilizados eram pouco eficientes, segundo a Embrapa. Os resultados foram alcançados depois de cinco anos de pesquisas porque a mosca adulta tem necessidade de ingerir compostos proteicos para o desenvolvimento e maturação dos óvulos, que originarão as larvas.
Agrolink, 12/12/2017