SUSTENTABILIDADE

Mato Grosso é referência em destinação correta por mais um ano

Mato Grosso é referência em destinação correta por mais um ano


O Sistema Campo Limpo possibilitou, em 2017, a correta destinação para mais de 44.512 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Mato Grosso foi o estado que encaminhou corretamente a maior quantidade de embalagens vazias de defensivos agrícolas em 2017, 23% do total.

O Estado avolumou mais de 10.319 toneladas do material entregue pelos produtores nas centrais, postos e recebimentos itinerantes. O estado do Paraná foi responsável por destinar o equivalente a 13% do total nacional (pouco mais de 5.764 toneladas). Já Rio Grande do Sul e São Paulo contribuíram com cerca de 10% cada um, do que foi recebido em todo Brasil. 

Em 15 anos de atuação, o SCL já retirou dos campos mais de 450 mil toneladas do material. No país, 94% das embalagens plásticas primárias são destinadas de forma ambientalmente correta, contribuindo com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. 

“Tudo isso foi possível com total engajamento de todos os elos da cadeia agrícola produtiva”, aponta João Cesar M. Rando, diretor-presidente do INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo.

O executivo lembra que recentemente se divulgou o modelo brasileiro na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Nairóbi (Quênia). “O evento debateu práticas que podem contribuir com a redução/combate da poluição e os representantes de outras nações reconheceram a eficiência e os resultados do Sistema Campo Limpo neste processo. Isso só reforça a posição de referência mundial do Brasil no setor”, concluiu.

Diário de Cuiabá, 23/01/2018

 

Notícias Relacionadas

Close