ENTREVISTA
Daniel Petreli da Jacto fala sobre o mercado de aplicação de defensivos no Brasil
Daniel Petreli é especialista em tecnologia de aplicação e marketing estratégico da Jacto. Tem formação em engenharia agronômica, especialização em proteção de planta.
1. O mercado de defensivos agrícolas após fortes altas até 2016 reduziu a sua venda nos últimos 2 anos. Esse movimento tem impactado nas vendas de equipamentos para aplicação de defensivos? Qual a perspectiva para 2018 do mercado de pulverizadores?
Resp. A alta dos defensivos leva a uma reflexão sobre melhorias estratégicas para aplicação. O produtor começa a trabalhar com a avaliação de pragas e manejo e assim planeja entrar pontualmente com a pulverização, com mais técnica, para ter um custo eficiente. Isso não significa que ele não vai aplicar. Pelo contrário, precisa de equipamentos que estejam formatados com esse foco de controle eficiente, com tecnologias direcionadas para a redução de desperdícios. Sobre o mercado, observamos uma recuperação no cenário de forma geral, demonstrado por um volume de negócios que aponta crescimento em relação, sobretudo, aos últimos dois anos.
2. A Jacto está fortemente ligada ao agronegócio nacional na venda de máquinas e implementos agrícolas para as diferentes culturas. Qual é a visão da empresa para o agronegócio brasileiro e como está se preparando para os próximos anos?
Resp. A tecnologia é uma necessidade para se produzir mais em um cenário de limitação de expansão de áreas cultiváveis e com otimização de recursos e práticas que possam minimizar os impactos ao meio ambiente. Por isso nossa meta é trabalhar em soluções que possam atendar essas demandas.
Jacto investe continuamente até 5% do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento e essa é uma preocupação constante para podermos oferecer tecnologias acessíveis aos produtores e condizentes com as necessidades atuais da agricultura.
3. O uso de defensivos biológicos está crescendo ano a ano e em alguns casos sendo potenciais substitutos para defensivos químicos. Quais alterações serão necessárias nos pulverizadores para a aplicação deste tipo de defensivo?
Resp. A linha de produtos biológicos não deixa de ser defensivos, uma vez que busca fazer a mesma função dos agroquímicos no controle de pragas e doenças. A questão do impacto ambiental e as melhorias nesse sentido abrem um caminho cada vez mais direcionado às pesquisas e desenvolvimento de equipamentos que atendam a essa demanda como uma nova técnica de manejo nas culturas.
As tecnologias atuais de pulverização conseguem utilizar produtos biológicos em formulações liquidas ou pó solúvel. Assim como na tecnologia de aplicação de produtos químicos temos restrições ou limitações quanto a questões climáticas e outras variáveis. Diante do universo biológico, entendemos que teremos limitações relacionadas a um controle eficiente e, a partir de pesquisas para o desenvolvimento dessas formulações, além de estudos de eficácia agronômica, teremos um conhecimento mais amplo para analisar a melhor forma de aplicação com esses produtos.
É um mercado crescente e positivo porque colabora para ser mais uma ferramenta no controle e manejo de pragas e doenças.
4. A Jacto possui em seu portfólio de produtos os pulverizadores automotriz, barra acoplados, barra carreta e os costais. Atualmente quais desses equipamentos são mais utilizados nas aplicações de defensivos? E em quais culturas?
Resp. A Jacto desenvolve e fabrica pulverizadores costais (manuais e elétricos), tratorizados e automotrizes, colhedoras de café, adubadoras automotrizes, além de equipamentos e softwares para agricultura de precisão. O portfólio é bastante diversificado em cada categoria citada, com opções que variam desde comprimento de barra, capacidade do reservatório, até os acessórios que podem ser incorporados a cada modelo. Desenvolvemos equipamentos para todos os tipos de cultura, para todos os tamanhos de produtores e todos os níveis tecnológicos. São máquinas de pequeno, médio e grande portes que conseguem atender às necessidades dos agricultores. Uma das linhas de maior destaque é a Família Uniport, de pulverizadores automotrizes, que atende especialmente o mercado de cereais e cana de açúcar. Porém, quando falamos em culturas perenes, temos um portfólio também diversificado, desenvolvendo continuamente novos parâmetros para esse mercado.
5. Entre os dias 30 de abril e 4 de maio estará acontecendo a Agrishow 2018, onde muitas inovações serão mostradas ao público da área. Quais são as novidades que serão encontradas no portfólio da Jacto para a aplicação de defensivos agrícolas?
Resp. A incorporação de tecnologias de agricultura de precisão e mais recentemente a adoção da agricultura digital – ou Agricultura 4.0 – com a possibilidade de conexão via internet de máquinas e serviços, equipamentos autônomos, drones e big data estão transformando a paisagem, rotinas, processos e hábitos do homem do campo. Atenta a esse cenário e aos desafios que ele impõe, a Jacto trouxe para a Agrishow inovações visando otimizar a produção e garantir mais eficiência e rentabilidade aos produtores rurais, com menor impacto ambiental.
O novo cenário da agricultura vem sendo acompanhado de perto pela empresa, que comemora 70 anos em 2018 e que tem como característica ao longo da sua história a antecipação de tendências no setor, sendo uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de tecnologias no Brasil.
Para a 25ª edição da AGRISHOW, a empresa formatou o Espaço Inovação visando a demonstração de tecnologias, recursos e ferramentas presentes em seus equipamentos que possam otimizar e reduzir custos de produção, aumentar a competitividade e proporcionar uma rentabilidade maior ao produtor, além de mostrar conceitos inovadores que logo estarão disponíveis em nossos produtos, para atender uma agricultura cada vez mais focada na gestão de informações, precisão, economia de recursos e diminuição de impacto ambiental.
O espaço será composto por seis estações que irão demonstrar as tecnologias, além de um simulador onde os visitantes poderão ter uma experiência de uso de nossos pulverizadores. Na estação de bicos de pulverização estará disponível o portfólio completo da empresa, com equipe técnica para recomendação e atendimento de dúvidas. Em uma das bancadas de pulverização será demonstrado um novo controle de pulverização com a tecnologia PWM, cujo principal benefício é manter a pressão e, consequentemente, o tamanho de gotas, mesmo quando houver variação de velocidade por qualquer motivo externo, como desníveis no terreno, por exemplo. Em outra bancada será demonstrada a tecnologia Spot Spray, que permite, através de um sensor óptico, aplicar o herbicida somente onde houver a presença das plantas, reduzindo custo, impacto ambiental e resistência ao produto. A tecnologia é extremamente útil no controle de pragas e plantas daninhas. O Espaço Inovação apresentará ainda os produtos da Linha Otmis para Agricultura de Precisão, com destaque para o lançamento dos equipamentos Omni 500 e 700, além de outras tecnologias que podem ser embarcadas nos produtos, como piloto automático, barras de luzes e telemetria.
Em termos de produtos, a empresa levou os lançamentos abaixo para pulverização:
Uniport 2030 – A Jacto amplia sua família de pulverizadores automotrizes com o lançamento do Uniport 2030. O destaque é que o modelo atende à necessidade de pulverizadores automotrizes de menor porte, porém com maior capacidade de tração que permite trabalhar em uma ampla variedade de terrenos. O pulverizador tem desempenho superior comparado aos modelos semelhantes no mercado. Possui reservatório com capacidade de 2.000 litros, com opções de 24 e 30 metros de barra. O vão livre de 1,60 m aumenta a disponibilidade do Uniport 2030 em culturas de maior porte. O reservatório de combustível de 275 litros faz com que o equipamento tenha a maior autonomia do mercado nesta categoria. A transmissão hidrostática 4×4, com controle de tração automático, juntamente com um motor potente de 198 cv e baixo peso, possibilitam pulverizar terrenos com inclinações de até 30%. Para um desempenho superior e controle da pulverização e das operações, o Uniport 2030 conta ainda com um pacote tecnológico completo Otmis para Agricultura de Precisão.
Uniport 3030 Canavieiro – O Uniport 3030 Canavieiro é mais um lançamento da Jacto para pulverização. É o único pulverizador desenvolvido especificamente para a cultura da canade-açúcar, buscando melhor desempenho e qualidade de aplicação, com menor impacto ambiental e redução nos custos de produção. Entre os principais diferenciais do equipamento estão a versatilidade para operar em plantações de cana-de-açúcar, que é uma cultura de alto porte, com componentes mais resistentes e robustos para o trabalho nessa cultura, que exige quase que o triplo de horas de trabalho em comparação a cereais, e alta precisão na aplicação de defensivos. São duas opções de pneus que trazem maior estabilidade entre linhas de plantio e menor compactação. O vão livre é ajustável para duas posições, alcançando uma altura máxima de 1,75 m oferecendo maior versatilidade e ampliando sua disponibilidade para o cuidado da cultura em estágio avançado de desenvolvimento. As barras são robustas, com quadro e braços de levante mais resistentes e adequados para o trabalho em bordadura e arremates. O equipamento possui ainda um conjunto de pingentes para aplicação localizada.
Arbus 4000 Tower – com foco no mercado de citros, a Jacto apresenta o pulverizador tratorizado Arbus 4000 Tower. A máquina alia o defletor Tower a forte tradição no segmento, a robustez e a segurança dos modelos anteriores para diferentes tamanhos de pomar. O acionamento elétrico, com abertura e fechamento da pulverização, é feito diretamente da cabine. Esse defletor permite maior aproximação dos bicos de pulverização ao alvo, reduzindo a distância percorrida pela gota e diminuindo o tempo de exposição aos fatores de deriva, como o vento e temperatura. Além disso, o defletor direciona o ar, melhorando a sua distribuição, adequando-se ao formato da planta, evitando desperdício de energia. Estas características permitem melhorar a qualidade da aplicação, principalmente nas que necessitam de maior penetração. O equipamento conta também com o ramal removível, que possibilita que a manutenção do mesmo seja realizada no solo, proporcionando maior agilidade e segurança da manutenção.
Sobre a Jacto
As Máquinas Agrícolas Jacto é uma empresa familiar brasileira com presença global que produz equipamentos e soluções para agricultura de precisão nos segmentos de pulverização e adubação, além de colhedoras para café.
Equipe Global CropProtection, 03/05/2018
Fonte Imagem: Reprodução