NOTÍCIAS

Argentina anuncia diminuição de impostos para importação de herbicidas


O governo argentino anunciou redução de impostos para importação de herbicidas, medida informada pelo ministro da Economia, Luis Caputo, visando favorecer a agricultura. As mudanças incluem a redução significativa das tarifas para herbicidas formulados com Atrazina, Glifosato e 2-4-D. Segundo o edital, as tarifas de importação serão reduzidas de 35% para 12,6%, alinhando-se à tarifa comum do Mercosul. No caso específico da Atrazina primária, a redução seria de 24% para 10,8%.

Distribuidores, fabricantes e produtores locais argumentaram que a medida teria um impacto insignificante e geraria concorrência desleal com a produção nacional argentina. Neste cenário, a Câmara Argentina da Indústria de Fertilizantes e Agroquímicos (CIAFA) comentou que, com base no anúncio, a medida afetaria as fábricas locais de síntese e formulação.

Por outro lado, a Associação de Produtores do Norte (Apronor) declarou: “Não favorece o setor agrícola. Favorece o país em qualquer caso. Infelizmente, são migalhas comparadas com o quanto nos roubaram em toda a nossa pátria”.

A medida teria sido tomada em resposta às manifestações da Sociedade Rural Argentina e da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, que levantaram a necessidade de reduzir impostos para estimular a atual campanha do trigo. Ao mesmo tempo, os intermediários na cadeia de vendas de herbicidas explicaram que os produtos para a época já estão disponíveis e, portanto, a redução teria impacto mais tarde.

 

Fonte: Leonardo Gottems – AgroPages, publicado em 11/04/2024.

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close