NOTÍCIAS
Aumento das temperaturas pode favorecer a presença de nematoides no café
O aumento nas temperaturas eleva os riscos de diversas ameaças sobre o café, como é o caso dos nematoides. Essas pragas atuam nas raízes das plantas e podem reduzir a capacidade das plantas em absorver nutrientes, causando diversos problemas. A presença dos nematoides causa perdas médias de 20% no Brasil, podem resultar ainda na erradicação da lavoura.
Buscando alternativas para reduzir os riscos, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveu um novo porta-enxerto multirresistente a partir do cruzamento de cinco cultivares da planta canéfora, uma variedade de café.
A tecnologia foi criada a partir do plantio conjunto dos cinco cultivares que geram sementes do porta-enxerto. A planta resultante apresenta resistência a três espécies de nematoides, sendo elas Meloidogyne exigua, Meloidogyne incognita e Meloidogyne paranaenses, as quais podem atingir a planta de café de forma frequente e simultânea.
O desenvolvimento necessitou que os pesquisadores fizessem uma seleção das plantas multirresistentes para que fosse possível mapear características desejadas além da resistência, como produção, vigor e tamanho dos frutos. Assim, o porta-enxerto desenvolvido representa uma boa alternativa para o controle de nematoides.
Fonte: Globo Rural, publicado em 19/11/2023
Fonte da imagem: Freepik