NOTÍCIAS

Clima desafiador tem causado preocupações com pragas


O clima tem se mostrado desafiador na safra 23-24 com a presença do fenômeno do El Niño. As temperaturas mais elevadas em boa parte do país estão favorecendo a proliferação de algumas pragas como a cigarrinha-do-milho. De acordo com o pesquisador Germison Tomquelski, da Desafios Agro em Chapadão do Sul (MS), há um aumento da pressão desses insetos em algumas regiões desde outubro.

A praga é um vetor de várias doenças, incluindo fitoplasma, espiroplasma-molicutes, raiado fino e mosaico estriado e, caso não haja um controle, pode causar perdas significativas, estimadas entre 30% e 90% na produção de milho.

Em 2015, no período da safrinha, a cigarrinha voltou com força, sem que os produtores estivessem preparados para a alta pressão da praga, o que resultou em perdas muito significativas para os produtores. A repetição do cenário poderia representar prejuízos de aproximadamente R$ 4.800 por hectare.

Além disso, a manutenção de áreas verdes o ano todo permite à cigarrinha se reproduzir e transmitir doenças rapidamente. Segundo a pesquisa de Tomquelski, no que diz respeito a genética do milho no Brasil, há uma priorização da produtividade em relação a resistência a doenças, tornando as lavouras de milho mais vulneráveis.

 

Fonte: Agrolink, publicado em 19/10/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close