NOTÍCIAS

Clima favorável pode resultar em aumento da pressão da mosca-branca sobre a soja


As influências do El Niño podem resultar em um aumento na pressão causada pela mosca-branca durante a safra de soja 2023/24 que se encontra em período de plantio. O clima naturalmente quente e úmido em grande parte do Brasil é um fator que favorece a presença e o rápido desenvolvido do inseto, que tem efeito prejudicial às plantações.

Com a presença do El Niño, as previsões são de temperaturas ainda mais elevadas e chuvas irregulares, o que pode criar um ambiente apropriado para a proliferação da praga. Neste cenário, é fundamental realizar um manejo adequado para evitar os impactos negativos da mosca-branca sobre a produtividade da soja.

Segundo o agrônomo Leandro Valerim, o inseto se alimenta da seiva das folhas, em um processo que resulta em enfraquecimento e afeta o crescimento e produção da planta, podendo culminar em perdas de até 30% nas lavouras de soja. O pesquisador ainda alerta para um segundo efeito do processo de alimentação da praga. Além da sucção da seiva, no processo, a mosca-branca também deposita uma substância açucarada, que pode criar um ambiente oportuno para o desenvolvimento de fungos prejudiciais, levando a um quadro ainda mais preocupante para a plantação.

 

Fonte: Agrolink, publicado em 06/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close