NOTÍCIAS
Ferrugem-asiática pode causar perdas de RS 6 mil por hectare na soja
Considerada a doença mais grave da produção de soja, a ferrugem-asiática é uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, o qual pode resultar em perdas de até 90% na produtividade.
O fungo causador da doença é facilmente disseminado pelo vento e pode ocorrer em todas as regiões produtoras de soja no Brasil e pode surgir em vários estágios da planta, desde a emergência até a maturação.
Um dos sintomas de ferrugem-asiática é o surgimento de pontuações salientes escuras nas folhas, seguida de lesões profundas, secagem e amarelamento da planta. Isso afeta a formação dos grãos e leva à queda prematura das folhas.
O manejo eficiente da doença é necessário desde o início da cultura, com a rotação de ativos para reduzir os danos. Em algumas situações os prejuízos podem passar de R$ 6 mil por hectare. A rotação de grupos químicos e moléculas é essencial para garantir a eficácia do tratamento e evitar a seleção de pragas resistentes, tornando essa prática fundamental para uma alta produtividade da lavoura de soja.
Fonte: Agrolink, publicado em 22/11/2023
Fonte da imagem: Freepik