NOTÍCIAS
Larva arame causa impacto negativo e ameaça a cultura do milho
Segundo dados do artigo do engenheiro-agrônomo publicado no Blog Aegro, a larva arame é uma praga para diversas culturas agrícolas, como milho, trigo, arroz e batata. Pertencente à família Elateridae, especialmente aos gêneros Conoderus spp. e Melanotus spp., ela é conhecida pelo impacto negativo nas lavouras e pelo seu ciclo de vida, que começa com ovos depositados no solo pelas fêmeas durante o verão.
Os insetos adultos são besouros com comprimento variando de 6 a 19 mm, corpo alongado e coloração marrom-avermelhada ou escura. Já as larvas, que atingem até 2 cm de comprimento, apresentam corpo cilíndrico, fino e rígido, com coloração inicial esbranquiçada, tornando-se marrom-amarelada à medida que se desenvolvem.
A fase larval é a mais prejudicial, pois as larvas vivem no solo, alimentando-se de raízes e sementes germinantes. Os maiores danos são registrados no início da primavera, especialmente em sistemas de integração lavoura-pastagem. Os sintomas incluem atrofia de plantas, que podem adquirir tons roxos ou escuros, além de fileiras com plantas subdesenvolvidas ou mortas. Esses danos podem ser diretos, causando redução do crescimento ou morte da planta, ou indiretos, facilitando a entrada de patógenos nos ferimentos causados pelas larvas.
Fonte: Agrolink, publicado em 06/01/2024
Fonte da imagem:Freepik