MERCADO

Área de soja no Brasil deve crescer 24,4% em dez anos


A área plantada com soja no Brasil, maior produtor e exportador mundial da oleaginosa, deve aumentar 24,4% na próxima década, para 51,5 milhões de hectares, principalmente nos estados do centro e nordeste do Brasil, segundo estudo divulgado pelo Ministério da Agricultura.

Em termos absolutos, o crescimento seria da ordem de 10 milhões de hectares ante os 41,4 milhões de hectares da safra 2021/22, ano-base do trabalho Projeções do Agronegócio, realizado por especialistas do ministério, da Embrapa e da Universidade de Brasília ( UnB).

″É a cultura que mais deve expandir a área, seguida do milho, com 3 milhões de hectares, e da cana-de-açúcar, 962 mil hectares″, afirma o estudo.

Com esse crescimento de área, a produção de soja em 2031/32 está projetada em 179,3 milhões de toneladas, um aumento de 42,8% em relação à produção de 2021/22, cuja base comparativa é afetada por uma seca que reduziu drasticamente a produção no sul do Brasil.

″Estima-se que a expansão de área deve ocorrer em terras com grande potencial produtivo, como as áreas de cerrado localizadas no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)″, observou o trabalho.

O trabalho aponta desafios para avanços na produtividade, lembrando que o rendimento agrícola por hectare de soja cresceu 33% nos últimos 10 anos, enquanto a área avançou 49,5%.

″A produtividade da soja é considerada um grande desafio para os próximos anos…″, diz o relatório.

Já as exportações passariam de 77,2 milhões de toneladas em 21/22 (ano de menor oferta devido à quebra de safra) para cerca de 115 milhões de toneladas de soja em dez anos.

 

 

Fonte: AgroPages, 23/11/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close