MERCADO

Bayer anuncia resultados financeiros do 2° trimestre de 2024


De acordo com Bayer Group ocorreu um aumento nas vendas e menores lucros no segundo trimestre de 2024. Cada negócio apresentou um desempenho competitivo em seus respectivos setores, posicionando o Grupo para confirmar sua perspectiva para 2024. ″Nosso negócio Crop Science quase compensou os obstáculos em um momento desafiador de mercado agrícola″, afirmou o CEO Bill Anderson.

Segundo o CEO, os novos produtos Nubeqa™ e Kerendia™ da Divisão Farmacêutica continuaram seu ímpeto impressionante, e a Consumer Health voltou a crescer. Além do progresso operacional, a empresa avançou em suas prioridades estratégicas. ″Um dos compromissos centrais que assumimos no Capital Markets Day é que esta organização terá um desempenho consistente e, ao mesmo tempo, abordará os obstáculos de longo prazo que nos impedem. Os 154 dias desde 5 de março foram uma boa evidência de que podemos fazer as duas coisas”, ressaltou Anderson.

Além disso, Anderson descreveu a posição da empresa no enfrentamento de quatro áreas de foco estratégico, com bom progresso em crescimento e inovação, litígios nos EUA, caixa e desalavancagem, e a introdução do novo modelo operacional de Propriedade Compartilhada Dinâmica (DSO).

As vendas do grupo aumentaram 3,1% em uma base ajustada por moeda e portfólio para 11,144 bilhões de euros no segundo trimestre de 2024. Houve um efeito cambial negativo de 240 milhões de euros. O EBITDA antes de itens especiais diminuiu 16,5% para 2,111 bilhões de euros. Este valor incluiu um efeito cambial negativo de 129 milhões de euros. O declínio nos lucros deveu-se principalmente a um mix de produtos desfavorável.

Além disso, as provisões para o programa de incentivo de curto prazo em todo o Grupo foram menores no período do ano anterior. O EBIT melhorou para 525 milhões de euros após encargos especiais líquidos de 490 milhões de euros. Os encargos especiais estavam relacionados principalmente a despesas com medidas de reestruturação em andamento e afetaram todas as divisões e áreas funcionais. O lucro líquido totalizou menos 34 milhões de euros.

O fluxo de caixa livre chegou a 1,273 bilhão de euros, principalmente devido ao aumento do fluxo de caixa operacional. A dívida financeira líquida em 30 de junho ficou em 36,760 bilhões de euros, queda de 1,9% em relação ao final de março, principalmente como resultado de entradas de caixa de atividades operacionais.

Segundo trimestre de 2024

As vendas na Crop Science aumentaram 1,1% para 4,981 bilhões de euros no segundo trimestre de 2024. O crescimento foi impulsionado principalmente por maiores vendas de herbicidas à base de glifosato, com um desempenho particularmente forte na América do Norte. As vendas de sementes de soja também aumentaram. No entanto, a Crop Science registrou declínios substanciais nas vendas de seus herbicidas não baseados em glifosato e no setor de fungicidas em um ambiente de mercado fraco.

Na Corn Seed & Traits, a Crop Science registrou uma ligeira queda nas vendas, principalmente devido aos menores volumes na América Latina e América do Norte em meio ao declínio nas áreas plantadas.

No setor de herbicidas, a Crop Science registrou aumentos substanciais de volume para seus produtos à base de glifosato em todas as regiões. Em contraste, as vendas de seus produtos não à base de glifosato caíram em todas as regiões, especialmente na América Latina devido a condições climáticas adversas e na Ásia/Pacífico como resultado da queda dos preços de mercado.

Os negócios no setor de fungicidas caíram drasticamente, principalmente como resultado de menores volumes e preços na América do Norte e Latina.

As vendas da Soybean Seed & Traits aumentaram em uma porcentagem de dois dígitos, impulsionadas principalmente por volumes substancialmente maiores na América do Norte.

As vendas de inseticidas aumentaram, em grande parte impulsionadas pelos maiores volumes de Movento™ na região Europa/Oriente Médio/África.

O negócio de Cotton Seed foi impactado por um efeito negativo no mix de preços regionais na América do Norte, que foi apenas parcialmente compensado por maiores volumes nas regiões Ásia/Pacífico e América do Norte.

Os negócios na Vegetable Seeds aumentaram, principalmente devido aos aumentos de preços na região Europa/Oriente Médio/África.

As vendas na unidade de relatório ″ Outros ″ chegaram ao nível do ano anterior. No negócio Industrial Turf & Ornamental (IT&O), os aumentos de volume mais do que compensaram os declínios de preço.

Ganhos

O EBITDA antes de itens especiais na Crop Science diminuiu 27,7% para 524 milhões de euros no segundo trimestre de 2024, principalmente devido a um mix de produtos desfavorável e uma redução nas alocações para provisões para o programa de incentivo de curto prazo (STI) de todo o Grupo no trimestre do ano anterior. Em contraste, houve um efeito cambial positivo de 49 milhões de euros. A margem EBITDA antes de itens especiais diminuiu 4,2 pontos percentuais para 10,5%.

O EBIT totalizou menos 229 milhões de euros no segundo trimestre de 2024, após encargos especiais líquidos de 79 milhões de euros relacionados principalmente a medidas de reestruturação em andamento.

Primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, as vendas da Crop Science caíram 1,4% para 12,888 bilhões de euros em um ambiente de mercado fraco, principalmente devido a volumes significativamente menores para herbicidas não baseados em glifosato e o setor de fungicidas. Em contraste, a Crop Science registrou um aumento substancial nas vendas de seus produtos baseados em glifosato. As vendas da Corn Seed & Traits aumentaram, especialmente na Europa/Oriente Médio/África. No entanto, o crescimento foi desacelerado por volumes menores na América do Norte e Latina. No negócio de herbicidas, a Crop Science registrou declínios para seus produtos não baseados em glifosato em todas as regiões, em grande parte devido ao aumento da pressão competitiva na região Europa/Oriente Médio/África. Os produtos baseados em glifosato tiveram um aumento substancial nos volumes e um declínio nos preços impulsionado pelo mercado, especialmente na América do Norte, com a demanda retornando aos níveis normais. Os negócios em fungicidas caíram em todas as regiões, com as vendas impactadas principalmente por volumes significativamente menores na região Europa/Oriente Médio/África devido a condições climáticas e de mercado adversas. As vendas em soybean seed & traits aumentaram, impulsionadas principalmente por volumes maiores na América do Norte e América Latina. O negócio de inseticidas relatou um aumento nas vendas que foi em grande parte devido a volumes e preços maiores na região Europa/Oriente Médio/África. No entanto, as quedas de preços na América Latina tiveram um impacto negativo. As vendas em cotton seed diminuíram, principalmente devido a efeitos negativos de mix de preços regionais na América do Norte. As vendas em vegetable seeds aumentaram, com os negócios crescendo particularmente na Europa/Oriente Médio/África devido a preços mais altos. Na unidade de relatório ″ Outros ″, a Crop Science registrou um ligeiro aumento nas vendas que foram predominantemente devido a volumes maiores.

Ganhos

O EBITDA antes de itens especiais na Crop Science caiu 15,5% para 3,373 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024, principalmente devido a quedas de preços para produtos à base de glifosato, um mix de produtos desfavorável e uma redução nas alocações para provisões para o programa de incentivo de curto prazo (STI) em todo o Grupo no período do ano anterior. Houve um efeito cambial negativo de 43 milhões de euros. A margem EBITDA antes de itens especiais caiu 3,9 pontos percentuais para 26,2%.

O EBIT chegou a 1,834 bilhões de euros após encargos especiais líquidos de 138 milhões de euros relacionados principalmente a medidas de reestruturação em andamento.

A Bayer confirmou sua perspectiva do Grupo para o ano inteiro de 2024. ″Continuamos no caminho certo para entregar″, disse Anderson. Para a Divisão Crop Science, a empresa espera que o crescimento das vendas ajustadas por moeda e portfólio e a margem EBITDA antes de itens especiais cheguem na extremidade inferior das faixas projetadas (entre menos 1 e mais 3 por cento, e entre 20 e 22 por cento, respectivamente).

 

Fonte: Agropages, publicado 06/08/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close