MERCADO
Cuba ampliará produção de biodefensivos
O engenheiro Teobaldo Cruz Méndez, principal especialista em investimentos do Labiofam State Enterprise Management Group (OSDE), é o responsável por um projeto que tem como objetivo aumentar a capacidade de produção de bioprodutos do país em cerca de oito vezes.
O plano de investimentos inclui três complexos industriais, localizados em Havana, Villa Clara e Granma, que estão projetados para atender praticamente toda a demanda nacional por biofertilizantes, bioestimulantes e biodefensivos, a fim de garantir maior proteção fitossanitária às lavouras.
A fábrica de bioprodutos de Havana, já está em construção. Até o momento, 88% da montagem industrial já foi concluída e as obras civis estão quase finalizadas e deverão funcionar na fabricação dos produtos de controle bacteriano Bactivec e Griselesf, além de outros bioprodutos.
No caso de Villa Clara, as instalações estão 65% concluídas. Já em Granma as plantas da obras estão atrasadas.
“O custo total das três fábricas chega a 50 milhões de dólares e esta colaboração com a indústria nacional tem permitido uma economia entre 6 e 7 milhões de dólares”, destacou.
A previsão, segundo o especialista em investimentos do Labiofam, é que a fábrica de Havana esteja pronta até o último trimestre de 2021, e a Villa Clara, no terceiro trimestre de 2022.
Cruz está confiante de que a fábrica de Havana atingirá sua capacidade nominal de 5.800.000 litros de caldo fermentado, o equivalente a 3.800.000 litros de produtos acabados. Mas a produção aumentará de acordo com, entre outros aspectos, a demanda agrícola.
Acrescentou que, no caso específico dos bioprodutos, o programa, que inclui não só o complexo industrial de Havana, mas também os de Villa Clara e Granma, pode abastecer de um a 1,5 milhão de hectares.
Hoje, estima Cruz, a produção das quatro fábricas da Labiofam atende cerca de 26% da demanda total do país por bioprodutos.
O país produz hoje:
1.180 toneladas de biofertilizantes e 1.200 toneladas de biopesticidas.
Plano 2020: 568 toneladas de bioprodutos, volume próximo ao obtido em 2019.
Plano 2021: 653 toneladas de bioprodutos.
Fonte: AgroPages, 04/02/2021
Fonte da imagem: Imagem de adeponteves por Pixabay