MERCADO

Glifosato pode ser proibido a partir de dezembro na UE


Não foi renovada a autorização do uso do herbicida glifosato, cujo prazo de validade termina dentro de cerca de dois meses, em meados do mês Dezembro de 2022. A proposta de extensão temporária de um ano não obteve a maioria necessária de estados-membros para ser aprovada na votação dos estados-membros no Comité Permanente da Comissão Europeia sobre Plantas, Animais, Alimentos para Consumo Humano e Animal (SCOPAFF).

Apesar de a maioria dos estados-membros do bloco europeu apoiarem a renovação, Croácia, Luxemburgo e Malta votaram contra. Por sua vez, França, Alemanha e Eslovênia abstiveram-se de votar, o que acabou derrotando a proposta de extensão de registro temporário na UE do herbicida mais usado no mundo.

O impasse da autorização do glifosato surgiu com o atraso da reavaliação do pesticida por parte da Autoridade Europeia da Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês). De acordo com o órgão regulador da UE, o processo só poderia ser concluído em julho de 2023, mais de meio ano após a data de validade da autorização atual.

A Comissão Europeia vai agora tentar reverter a decisão no comitê de recursos da União Europeia e, caso não tenha sucesso, submeterá a decisão ao Colégio de Comissários.

 

Fonte: AgroLink – Leonardo Gottems, 19/10/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close