MERCADO

Governo lança programa de incentivo a bioinsumos no país


Com movimentação de R$ 675 milhões em 2019, um crescimento de 15% ante 2018, o mercado brasileiro de biodefensivos ganhará impulso oficial do governo federal com a adoção de um programa nacional para ampliar o uso de bioinsumos no país.

Será lançado nesta quarta-feira (27/5) o Programa Nacional de Bioinsumos, que prevê articulação de instrumentos de crédito ao setor e incentivo à construção de biofábricas no país. A iniciativa abrangerá não só controle de pragas e fertilidade do solo, mas outros insumos biológicos, como fitoterápicos veterinários e embalagens de origem vegetal.

“Estamos seguros de que, se implementarmos um programa focado em promover essas tecnologias aplicadas a nossa biodiversidade, explorando as potencialidades locais, sem dúvida vamos ser a referência mundial no segmento de bioinsumos”, assegura Mariana Vidal, coordenadora de bioinsumos do Ministério da Agricultura.

Embora tenham menor participação de mercado quando comparados com biodefensivos e biofertilizantes, esses insumos também foram considerados pelo Ministério da Agricultura na elaboração do programa. Segundo o diretor de inovação da pasta, Cleber Soares, o Brasil tem cerca de 40 milhões de hectares cultivados com uso de bactérias promotoras de crescimento, como biofertilizantes.

Fonte: Globo Rural, 26/05/2020

Fonte da imagem: Imagem de WikiImages por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close