MERCADO

Molécula fluindapyr é aprovada pela Anvisa


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a avaliação toxicológica do fluindapyr técnico Isagro. O pedido foi realizado pela Isagro Brasil, que acabou incorporada pela Gowan Produtos Agrícolas Ltda.

A molécula fluindapir foi desenvolvida pela FMC em conjunto com a empresa italiana Isagro S.p.A. O produto foi anunciado pela FMC, sem nome definido, em 2012. Em 2020, ela adquiriu os direitos sobre a molécula por US$ 65 milhões.

O fluindapyr é fungicida e nematicida do grupo pirazol-carboxamidas. Ele age como inibidor da succinato desidrogenase, enzima chave no ciclo do ácido cítrico (Ciclo de Krebs, série de reações químicas usadas por todos os organismos aeróbicos para gerar energia). Ao inibir a succinato desidrogenase, o fluindapyr interrompe o processo de produção de energia, levando à morte as células fúngicas.

Com base no fluindapyr, a FMC lançou o fungicida Onsuva em 2022 na Argentina e no Paraguai. Seu alvo são doenças em soja e amendoim. No Brasil, existem vários pedidos de registro de produtos comerciais baseados nessa molécula. Por exemplo: Erthos (fluindapyr e difeconazol), Ferus (fluindapyr e azoxistrobina e difenoconazol) e Rustop (fluindapyr e azoxistrobina). Há também pedido da Isagro Brasil para registro de produto com a marca comercial Fluarys (fluindapyr e protioconazol) para a cultura da soja.

 

Fonte: Revista Cultivar, 26 de junho de 2023
Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close