MERCADO

Países da UE esperam adiar plano de redução no uso de defensivos


Os países da UE estão retendo os planos de reduzir pela metade o uso de pesticidas em meio à preocupação de que tais políticas possam reduzir a produção agrícola na Europa e prejudicar a segurança alimentar global.

As novas regras da UE sobre o uso sustentável de pestidas, uma iniciativa-chave da estratégia Farm to Fork da divulgada em junho, estabelecem uma meta de redução de 50% dos pesticidas até 2030. Agora, os estados membros da UE argumentam que a restrição precisa ser revisada – porque a avaliação de impacto que sustenta a proposta não leva em conta o impacto da guerra na Ucrânia na segurança alimentar global e na União Europeia.

“Nossa prioridade deve ser garantir a segurança alimentar dos cidadãos da UE e preservar a soberania alimentar”, disse o vice-ministro da Agricultura polonês, Ryszard Bartosik, a seus colegas ao apresentar um documento conjunto durante uma reunião do conselho.

O documento, que convida a comissão a realizar a nova avaliação de impacto, foi assinado por pelo menos 10 estados membros – incluindo Polônia, Bulgária, Estônia, Hungria, Letônia, Malta e Áustria. Mas vários ministros da agricultura também tomaram a palavra na segunda-feira para apoiar as demandas da Polônia.

Apenas a França, a Alemanha e a Dinamarca manifestaram clara oposição ao adiamento da ação, juntamente com a Holanda e Chipre. Mas todos eles levantaram preocupações sobre o impacto da proposta nas produções agrícolas em toda a UE.

 

Fonte: EU Observer, 27/09/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close