MERCADO
Relatório demostra aumento no custo de descoberta de novos produtos agroquímicos
A AgbioInvestor publicou o seu último relatório denominado “O Custo do Desenvolvimento e Registro de Descoberta de Novos Produtos Agroquímicos”. Esse relatório prevê o último estudo conduzido pela AgbioInvestor em nome da CropLife International e seus membros. O relatório inclui informações sobre os custos comparativos envolvidos na descoberta, desenvolvimento e registro de um novo ingrediente ativo químico convencional de proteção de cultivos no período 2014-2019. O mesmo pode ser encontrado no site da AgbioInvestor ou no da CropLife International.
Os principais resultados do estudo mostram que o custo médio da descoberta, desenvolvimento e registro de um novo ingrediente ativo químico aumentou 5,7%, para US$ 301 milhões, no período 2014-2019, em comparação com 2010-2014. Uma análise detalhada de cada etapa está disponível no relatório. Além disso, o tempo médio necessário para facilitar esse processo aumentou 1 ano, totalizando 12,3 anos.
A fase de desenvolvimento, é considerada a parte mais cara do processo geral, com US$ 133,1 milhões. A partir disso, é possível observar um declínio de 8,5% em relação ao período anterior. Mas, esses custos mais baixos na fase de desenvolvimento foram mais do que compensados por maiores despesas nas fases de pesquisa e registro. As despesas com pesquisa, por exemplo aumentaram 18,9%, atingindo 126,6 milhões de dólares.
A metodologia da pesquisa foi determinar o custo relativo e a duração deste processo. A AgbioInvestor conduziu uma pesquisa de caixa preta da qual participaram BASF Agricultural Solutions, Bayer Crop Science, Corteva Agriscience, FMC e Syngenta.
A pesquisa de abril de 2023 intitulada “Estudo de caixa preta sobre o custo necessário para desenvolver um novo produto de proteção de cultivos” concentrou-se no tempo e nos custos associados à descoberta de um novo ingrediente ativo e no processo subsequente de desenvolvimento do produto até o registro do produto.
Os dados coletados foram anonimizados e calculados para demonstrar a situação atual de acordo com quatro categorias principais: custo de cada parte do processo de descoberta, desenvolvimento e autorização, tempo envolvido para trazer um novo ingrediente ativo ao mercado, etc
Fonte: Agropages, publicado em 13/02/2024
Fonte da imagem: Freepik