MERCADO

Safra de algodão 21/22 teve menor incidência de doenças


Uma baixa incidência de doenças do algodoeiro marcou a safra 2021/2022 em comparação com safras passadas. Essa foi a conclusão dos pesquisadores, técnicos e produtores do XIV Encontro Técnico Algodão, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fundação MT), no final de agosto, em Cupecubá. Um dos fatores que determinam este resultado foi a redução do período chuvoso nas principais regiões produtoras de algodão.

Durante o painel “Manejo de Doenças da Cultura do Algodão”, coordenado pelo pesquisador João Paulo Ascari, da Fundação MT, com a participação dos fitopatologistas Fabiano Perina e Luiz Chitarra, da Embrapa Algodão, e das fitopatologistas Mônica Müller e Karla Kudlawiec, da Fundação MT, foi realizada uma retrospectiva da última safra.

Segundo Ascari, em levantamento realizado nas lavouras de algodoeiro no estado do Mato Grosso pela Fundação MT, na safra 2021/22 quase não houve ocorrência da mancha alvo (1%) e a mancha-de-ramulária manteve-se em torno de 30% de gravidade. Na safra anterior, o cenário foi de maior pressão da mancha alvo (7%) e a mancha-de-ramulária atingiu severidade de 40%. Na safra 2019/20 houve disponibilidade de água durante o ciclo da cultura, com microclima favorável para o desenvolvimento de ambas as doenças, chegando a 50% de incidência da mancha alvo e 32% da Ramulária.

Perina e Chitarra apresentaram resultados de pesquisa relativa à ocorrência de doenças na cultura do algodão no Oeste da Bahia e no Mato Grosso, respectivamente. Eles ainda apresentaram dados da Rede Ramulária coordenada pela Embrapa Algodão, além de orientações para o controle das principais doenças da cultura do algodão para a próxima safra.

“Esta safra, de forma geral, foi tranquila em relação à ramulária, a principal doença do algodoeiro. As condições ambientais não foram favoráveis ao desenvolvimento da doença. Teve destaque para algumas áreas com maior ocorrência da mancha alvo e problemas iniciais com o fungo Rhizoctonia solani, causando tombamento de plantas no início do plantio e a ‘mela do algodoeiro’ na parte aérea”, relatou Perina.

“A rhizoctonia chamou a atenção por conta do excesso de chuvas no início do ciclo, causando redução no estande e necessidade de replantio em algumas áreas”, comentou Perina. Segundo Chitarra foi possível avaliar e identificar, em lavouras de algodoeiro no norte do Mato Grosso, a suscetibilidade de algumas cultivares a mancha alvo.

Fonte: Embrapa, 12/09/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close