MERCADO

Situação da cadeia de suprimentos de insumos agrícolas em meio ao coronavírus


As cadeias de suprimentos globais sofreram uma interrupção significativa com a disseminação do COVID-19. Na área de agroquímicos, houve uma interrupção na produção ao longo de toda a cadeia de valor dos insumos agrícolas – desde matérias-primas até a fabricação, embalagens, distribuição e transporte.

“Em alguns casos, os navios estavam prontos, mas não havia motoristas de caminhão para levar os produtos ao navio”, diz Felix Thuerwaechter, diretor da Jebagro GmH . “Em outros casos, havia um motorista de caminhão, mas ele não tinha permissão para viajar de uma província na China para outra porque estava em quarentena ou a viagem era restrita, para que o produto não se movesse. Em outros casos, os produtos podiam ser formulados, mas os materiais de embalagem não chegavam e, portanto, não podiam ser embalados. Nosso escritório em Xangai foi fechado por quatro semanas. ”

Thuerwaechter não está sozinho. O Instituto de Gerenciamento de Suprimentos (ISM) relata que quase 75% das empresas estão enfrentando interrupções na cadeia de suprimentos. Além disso, mais de 80% das empresas acreditam que suas organizações sofrerão algum nível de impacto por causa do COVID-19.

No entanto, especialistas em cadeia de suprimentos dizem que os dados mais recentes estão revelando alguns aspectos positivos que mostram uma recuperação no transporte, no entanto, outros desafios virão em breve.

Os preços de remessa deverão aumentar. Thuerwaechter diz que os preços dos envios já aumentam de 4% a 6%, chegando a 10%, em alguns caos. A localização é um grande fator na variação. “As empresas européias estão aumentando os preços porque acreditam que haverá escassez”, diz ele. “E a China tem muitos produtos, então eles estão realmente começando a baixar os preços para mover o produto”.

A ampliação dos preços é inevitável, diz Kumar, acrescentando: “Afinal, esta será uma oportunidade para muitos remetentes recuperarem suas perdas”.

Fonte: Agribusiness, 28/04/2020

Fonte da imagem: Imagem de Andi Graf por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close