NOVAS TECNOLOGIAS

É desenvolvido primeiro pivô inteligente em escala mundial


O Smart Pivot ou pivô inteligente é o primeiro do mundo que se enquadra em uma nova categoria de irrigação mecanizada e autônoma. O equipamento foi desenvolvido pela norte-americana Lindsay Corporation, em parceria com a startup israelense Taranis.

Trata-se de um novo conceito em irrigação que fornece dados sobre a irrigação em si e também sobre a saúde das lavouras que ajudam na economia de água, energia e outros insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas. A tecnologia vai monitorar os estágios de crescimento da cultura, detectar e identificar anomalias no campo. Esses problemas podem incluir deficiências de nutrientes, ervas daninhas, pressão de pragas e doenças como o mofo-branco na soja, exemplo de muito prejuízo se não for detectado rapidamente. Por meio de Big Data e Data Science monitora o desempenho do pivô e seus demais componentes em tempo real.

É uma combinação de imagens de satélite, aéreas, sensores e câmeras embarcadas no pivô para detectar anomalias em campo. De acordo com Gustavo Oberto, presidente de irrigação da Lindsay, o novo conceito apresenta a próxima era da irrigação mecanizada. “Ele oferece insights e eficiência nunca antes vistos para a operação do produtor, mudando a maneira como ele – e a indústria – olha e usa os pivôs centrais. O equipamento praticamente cuida de si mesmo e de suas culturas”, destaca.

O Smart Pivot é o que a companhia chama de pivô em rede. Uma plataforma de sensores conectados, imagens, e controles integrados com análises que permite a coleta de dados de vários sensores. O pivô é um robô em alerta 24 horas por dia, 7 dias por semana, vendo com eficiência e precisão tudo o que está acontecendo em todas as partes do seu campo, aumentando instantaneamente sua capacidade de identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves e causem prejuízos.

“Tanto a equipe do produtor quanto o time técnico da revenda que o atende, receberão esse alerta, tornando a tomada de decisão. O nosso representante vai saber o que está acontecendo com o equipamento e o que será necessário fazer para essa manutenção. Essa é uma das facilidades que vai agregar muito no dia a dia do produtor, reduzindo o tempo ocioso do equipamento”, destaca Eduardo Navarro, diretor geral da Lindsay do Brasil.

Os testes de campo estão em andamento, inclusive no Brasil. O lançamento está previsto para ocorrer em breve.

Fonte: Agrolink, 26/05/2021

Fonte da Imagem: Imagem de AlkeMade por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close