NOVAS TECNOLOGIASSUSTENTABILIDADE

Embrapa desenvolve bioinseticida inédito para controle de moscas-das-frutas


Pesquisadores da Embrapa do Amapá desenvolveram um inseticida microbiológico para combater espécies de mosca-das-frutas presentes em vários estados brasileiros. O bioinseticida inédito utiliza o como base uma cepa do fungo Metarhizium anisopliae que, por ter sido obtido no ambiente amazônico, é ideal para o controle das moscas-das-frutas que ocorrem em ambiente tropical.

Os pesquisadores atestaram o potencial do uso do novo produto em territórios nacional e internacional, no controle de espécies de importância econômica para a fruticultura. Um estudo feito pela própria Embrapa sobre o valor das perdas provocadas pela mosca-da-carambola, apenas no cultivo de manga, apontou prejuízos de R$ 231 milhões.

A principal motivação para controlar essa espécie é evitar a dispersão para áreas de produção comercial exportadora de frutas, especialmente o Vale do São Francisco, o maior polo de produção e exportação de manga do Brasil, com uma área plantada de aproximadamente 12 mil hectares.

Esse bioinseticida é o primeiro produto formulado com o fungo M. anisopliae para o controle da mosca-da-carambola e não apresenta toxicidade. Para o funcionamento da tecnologia, o fruticultor deve realizar a aplicação na projeção da copa das frutíferas. Os testes em campo evidenciaram um alto potencial de controle, chegando a até 87%, comprovando o potencial de controle do fungo contra as pragas a qual pode representar uma boa alternativa para os produtores de frutas.

 

Fonte: Globo Rural, publicado em 16/10/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close