NOVAS TECNOLOGIAS

Engenheiros projetam robô colhedor que mata fungos com tecnologia UV


Dois engenheiros de Perth desenvolveram um robô para colheita de morangos que pode ser a chave para combater a escassez de mão de obra nas fazendas. O robô foi projetado para ser de tamanho semelhante a uma pessoa, para que possa ser um substituto direto para trabalhadores humanos devido a atual escassez de mão de obra na indústria agrícola.

O protótipo usa uma câmera colorida 3D embutida para localizar a fruta, discernir o nível de maturação e colhê-lo. Ele possui um GPS embutido para que um curso possa ser traçado na fazenda, com um ponto de entrega definido para que o robô possa levar a bandeja de frutas colhidas de volta ao galpão automaticamente.

O robô também tem a capacidade de usar luz ultravioleta (UV) para controlar algumas doenças, reduzindo a necessidade de uso de fungicidas. O engenheiro Robert Walker disse que essa tecnologia de luz UV-C é nova na Austrália, mas já foi usada em outras partes do mundo, incluindo os Estados Unidos.

Apesar da tecnologia ter o potencial de substituir o trabalho humano e reduzir o uso de defensivos, os produtores da Austrália hesitaram em experimentá-la. Os engenheiros já gastaram centenas e milhares de dólares desenvolvendo este protótipo, mas, sem mais investimentos da indústria, era arriscado investir mais recursos para aperfeiçoar a máquina.

 

Fonte: ABC Rural, 31/08/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close