NOVAS TECNOLOGIASUSO E APLICAÇÃO

Feromônios produzidos a partir de plantas modificadas podem ajudar no controle de pragas


Usando técnicas de engenharia genética de precisão, pesquisadores do Earlham Institute, em Norwich (Reino Unido), conseguiram transformar plantas de tabaco em fábricas movidas a energia solar para feromônios atrativos às mariposas. De forma crítica, eles mostraram como a produção dessas moléculas pode ser gerenciada com eficiência para não prejudicar o crescimento normal das plantas. A pesquisa foi publicada na revista Plant Biotechnology.

Os feromônios são substâncias químicas complexas produzidas e liberadas por um organismo como um meio de comunicação. Eles permitem que membros da mesma espécie enviem sinais, de forma a se reconhecerem e interagirem entre si.

Os fazendeiros podem pendurar dispersores de feromônio entre suas plantações para imitar os sinais dos insetos fêmeas, prendendo ou distraindo os machos de encontrar uma parceira. Algumas dessas moléculas podem ser produzidas por processos químicos, mas a síntese química geralmente demanda maior investimento.

A drª Nicola Patron, que liderou a nova pesquisa e chefia o Grupo de Biologia Sintética do Earlham Institute, usa ciência de ponta para fazer com que as plantas produzam esses valiosos produtos naturais.

Luz solar e água

A biologia sintética aplica princípios de engenharia aos blocos de construção da vida, o DNA. Ao criarem módulos genéticos com as instruções para construir novas moléculas, a drª Patron e seu grupo podem transformar uma planta como o tabaco em uma fábrica que só precisa de luz solar e água.

“A biologia sintética pode nos permitir projetar plantas para fazer muito mais de algo que elas já produziram, ou podemos fornecer as instruções genéticas que lhes permitem construir novas moléculas biológicas, como remédios ou esses feromônios”, disse a drª Patron.

Neste último trabalho, a equipe trabalhou com cientistas do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plantas em Valência (Espanha) para projetar uma espécie de tabaco, Nicotiana benthamiana, destinada a produzir feromônios para atrair mariposas. A mesma planta foi projetada anteriormente para produzir anticorpos contra o ebola e até partículas semelhantes ao coronavírus para uso em vacinas contra a covid-19.

O grupo construiu novas sequências de DNA no laboratório para imitar os genes da mariposa e introduziu alguns interruptores moleculares para regular com precisão sua expressão, o que efetivamente ativa e desativa o processo de fabricação.

Ajuste da produção

Um componente importante da nova pesquisa foi a capacidade de ajustar a produção dos feromônios, pois coagir as plantas a construir continuamente essas moléculas tem suas desvantagens.

“À medida que aumentamos a eficiência, muita energia é desviada do crescimento e desenvolvimento normais”, explicou a drª Patron. “As plantas estão produzindo muito feromônio, mas não conseguem crescer muito, o que basicamente reduz a capacidade de nossa linha de produção. Nossa nova pesquisa fornece uma maneira de regular a expressão gênica com muito mais sutileza.”

No laboratório, a equipe começou a testar e refinar o controle de genes responsáveis ​​por produzir a mistura de moléculas específicas que imitam os feromônios de espécies de mariposas, incluindo lagartas do umbigo (que atacam culturas como figos, amêndoas e pistache) e Helicoverpa armigera (que atacam culturas de algodão).

Os pesquisadores mostraram que o sulfato de cobre poderia ser usado para ajustar a atividade dos genes, permitindo-lhes controlar o tempo e o nível de expressão gênica. Isso é particularmente importante porque o sulfato de cobre é um composto barato e prontamente disponível já aprovado para uso na agricultura.

Controle de níveis de expressão

Eles foram até capazes de controlar cuidadosamente a produção de diferentes componentes de feromônio, permitindo que ajustassem o coquetel para melhor se adequar a espécies específicas de mariposas.

“Mostramos que podemos controlar os níveis de expressão de cada gene em relação aos outros”, disse a drª Patron. “Isso nos permite controlar a proporção de produtos que são feitos.”

“Acertar na receita é particularmente importante para feromônios de mariposas, pois geralmente eles são uma mistura de duas ou três moléculas em proporções específicas. Nossos colaboradores na Espanha estão agora extraindo os feromônios feitos de plantas e testando-os em dispensadores para ver como eles se comparam às mariposas fêmeas.”

A equipe espera que seu trabalho abra caminho para o uso rotineiro de plantas destinadas a produzir uma ampla gama de produtos naturais com esse fim.

“Uma grande vantagem do uso de plantas é que pode ser muito mais caro construir moléculas complexas usando processos químicos“, disse a drª Patron. “As plantas já produzem uma série de moléculas úteis, então podemos usar as técnicas mais recentes para adaptar e refinar o maquinário existente.”

 

Fonte: Planeta, 11/04/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close