NOVAS TECNOLOGIAS

Indea lança mapa que mostra a dispersão da ferrugem asiática


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), lançou um mapa que mostra a dispersão da ferrugem asiática, principal doença da soja, no maior Estado produtor da cultura do País. O mapa é alimentado pelo próprio Indea, a partir de amostras coletadas pelos agentes fiscais do instituto, e está disponível no site www.indea.mt.gov.br, na aba “Sanidade Vegetal”.

Segundo nota do Indea, as análises fitossanitárias são feitas pelo Laboratório de Sanidade Vegetal. “As análises são realizadas por exame direto em estereomicroscópio, e os laudos com os diagnósticos fitossanitários indicam se foi constatada incidência da doença na amostra, o número de lesões por folha e o grau de severidade”, continua.

O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/2022 constatado pelo Indea em 11 de janeiro de 2022, mês que teve 55 coletas de amostras, com a constatação da doença em 8 propriedades. Em fevereiro, foram realizadas 136 coletas de amostras, das quais 74 apresentaram a ocorrência da doença. No mês de março, até a presente data, foram realizadas 93 coletas de amostras, das quais 73 tiveram incidência da doença, em diferentes graus de severidade.

 

Fonte: Dinheiro Rural, 30/03/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close