NOVAS TECNOLOGIAS

Moa Technology divulga avanços no desenvolvimento de novos herbicidas


A Moa Technology, uma empresa de biotecnologia agrícola que desenvolve produtos para controle de ervas daninhas resistentes a herbicidas divulgou dados que demonstram o potencial de sua plataforma Galaxy na descoberta de herbicidas de próxima geração. Além disso a empresa anunciou que iniciará testes de campo internacionais em 2024. Os testes planejados nos hemisférios norte e sul cobrirão múltiplas moléculas líderes derivadas de novos modos de ação de herbicidas (MOAs).

Os dados foram apresentados pelo Diretor Científico da Moa, Dr. Xavier Jacq, na 64ª Conferência Anual da Weed Science Society of America (WSSA) realizada em janeiro. Na apresentação o diretor forneceu uma visão geral do mecanismo inovador e sistemático de descoberta de herbicidas em grande escala da Moa, que está encontrando novas classes de moléculas com atividade herbicida única.

As ervas daninhas resistentes aos herbicidas ameaçam a segurança alimentar e a produtividade agrícola e são um grande problema para um número crescente de agricultores em todo o mundo. A ausência de herbicidas eficazes pode fazer com que os agricultores percam até 40% do rendimento das suas colheitas, conforme sublinhado num relatório recente da Reuters: As ervas daninhas que afetam as colheitas avançam nas terras agrícolas dos EUA à medida que os produtos químicos perdem eficácia. Segundo Jacq, está cada vez mais aparente a necessidade de desenvolver herbicidas de próxima geração para combater as daninhas resistentes.

As plataformas de biotecnologia de ponta da Moa usam a plataforma fenotípica Galaxy que examina uma enorme diversidade de produtos químicos naturais e sintéticos em plantas com a capacidade de identificar rapidamente uma abundância de MOAs de herbicidas novos e nunca comercializados em escala. As plataformas da Moa já analisaram mais de 750.000 compostos químicos derivados de produtos sintéticos e naturais. Em apenas dois anos, a empresa identificou mais de 60 moléculas com novos MOAs e caracterizou o seu desempenho contra painéis de ervas daninhas e culturas nas suas estufas.

O diretor ainda acrescenta dizendo que nos últimos 35 anos apenas um herbicida com um novo modo de ação foi introduzido no mercado. Segundo ele, a empresa está avançando de maneira rápida com novos herbicidas e bioherbicidas para testes em campo.

 

Fonte: AgriBusiness Global, publicado em 25/01/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close