NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisa com drones alcança 66% de acurácia no monitoramento de pastagens


Uma pesquisa da Embrapa apontou que o uso de drones para o monitoramento da cobertura e altura de pastagens alcançou 66% de acurácia no Cerrado baiano. Os experimentos, realizados entre 2019 e 2021, reforçam a qualificação dessa ferramenta de sensoriamento remoto para aumentar a eficiência da agropecuária, com otimização do tempo, produtividade e ampliação da capacidade de observação e controle da produção rural.

A pesquisa foi desenvolvida em uma fazenda no município de Cocos (BA), em sistema de pecuária de corte com pastejo rotacionado e uso da braquiária BRS Piatã. O trabalho comparou os dados digitais da altura do pasto e cobertura do solo, captados a partir das imagens feitas por drones, com os valores observados a campo, a partir de métodos tradicionais de medição, como a avaliação por equipe treinada e mensuração com régua de manejo, bem como avaliação de cobertura do solo e amostragem de forragem. O objetivo era avaliar se o uso correto do drone pode ajudar na tomada de decisões relacionadas ao manejo do gado, mediante um comparativo entre as imagens geradas pelo drone e as informações obtidas no campo.

Segundo a Embrapa, as bandas de imagens realizadas por drones em diferentes épocas, durante dois anos, foram comparadas com três classes de cobertura do solo, que representam o manejo de uma propriedade pecuária: pré-pastejo, em pastejo e pós-pastejo, além da categoria solo exposto. O software R, de recuperação de dados, foi usado para validação do algoritmo e análise das imagens captadas pelo drone. A fórmula aplicada combinou as diferentes bandas da imagem para predizer a classe de cobertura e altura do pasto. A avaliação da precisão do padrão desenvolvido foi realizada a partir da análise da matriz de confusão (erro) e da matriz de acerto do programa.

Os pesquisadores destacam que o desenvolvimento dos procedimentos para processamento e a análise de imagens de drones realizados pela Embrapa durante a pesquisa reforçam os benefícios do uso do sensoriamento remoto como ferramenta auxiliar no manejo de pastagens.

O uso de drones é mais uma estratégia para aumentar a eficiência da pecuária, auxiliando no planejamento e manejo das pastagens a partir do equilíbrio entre oferta e demanda de alimento para os animais.

Segundo pesquisadores da Embrapa, a altura do pasto pode ser usada como critério prático para definir o melhor momento para o pastejo, bem como identificar a necessidade ou não de realização de ajustes de carga animal, visando estabelecer condições ótimas de utilização do pasto. Para que essas recomendações de altura possam ser respeitadas, faz-se necessário o monitoramento das áreas de pastagem com maior frequência, no sentido de tomar decisões de ajuste de carga e rotação dos animais entre as áreas de forma mais efetiva. Logo, a utilização de técnicas de monitoramento, como o sensoriamento remoto, apresenta-se como promissora no auxílio às tomadas de decisão referentes ao manejo de pastagens.

 

Fonte: Embrapa, 16 de Maio de 2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close