NOVAS TECNOLOGIAS
Pesquisa revela nova tecnologia eficaz para o manejo do junco invasor

Uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo mostra que uma única aplicação direcionada de herbicida a partir de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS) pode suprimir invasões de junco com mais de 99% de eficácia. Este resultado está entre muitas descobertas de pesquisa recentemente publicadas online no Invasive Plant Science and Management (IPSM), volume 18, 2025, pela Cambridge University Press, um periódico de pesquisa da Weed Science Society of America (WSSA).
“A redução de 99% nos caules vivos de junco comum observada com a aplicação do herbicida à base de RPAS demonstra sua capacidade de suprimir o junco comum invasor de forma eficaz”, afirma Rebecca Rooney, Ph.D., professora associada de biologia na Universidade de Waterloo, Waterloo, Canadá, e principal autora do estudo. “Este método igualou ou superou a eficácia das aplicações convencionais por helicóptero e mochila.”
O manejo do junco invasor com herbicidas em áreas úmidas pode representar desafios significativos para os produtores, muitas vezes devido ao acesso limitado ou difícil às plantas daninhas, seja a pé ou com equipamentos de pulverização terrestre. O uso do acesso terrestre com equipamentos pesados pode potencialmente atropelar a vida selvagem e a vegetação desejável. A tecnologia RPAS proporciona um acesso mais conveniente para a pulverização das plantas daninhas do que com métodos de controle terrestre, com menor risco de pisoteio ou perturbação.
A aplicação de RPAS também permite larguras de pulverização menores e alturas de voo mais baixas em comparação com helicópteros, com impactos fora do alvo reduzidos e menor risco de deriva. “É importante evitar o potencial de deriva de herbicidas e quaisquer danos colaterais à vegetação nativa, o que é especialmente valioso em áreas úmidas ecologicamente sensíveis”, afirma Rooney. “A precisão das aplicações de RPAS pode ajudar os gestores de terras a minimizar a exposição a herbicidas fora do alvo, reduzindo os impactos à vegetação circundante e melhorando as condições para a recuperação das plantas nativas.”
Embora os pesquisadores do estudo tenham observado declínios de curto prazo na diversidade de plantas devido às aplicações de RPAS, eles também observaram que evidências iniciais sugerem que algumas espécies nativas recolonizaram as áreas tratadas em um ano. “Essas descobertas indicam que as tecnologias de RPAS podem oferecer uma alternativa segura e escalável para o controle de espécies invasoras”, afirma Rooney. “Essa abordagem também é promissora para acelerar a recuperação ecológica em habitats de zonas úmidas. Pesquisas futuras devem se concentrar na recuperação da vegetação nativa a longo prazo e quantificar a precisão das aplicações de herbicidas à base de RPAS para minimizar danos não direcionados à vegetação nativa em zonas úmidas.”
Fonte: Agropages, publicado em 11/07/2025
Fonte da imagem: Freepik