NOVAS TECNOLOGIAS

Plástico “anti-inseto” promete proteger bananas de pragas


O controle do tripes na bananeira agora pode dispensar a necessidade de inseticidas. A Braskem, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), e a Multinova, fabricante de soluções em plástico, desenvolveram um filme anti-inseto que já estará no mercado este mês. A expectativa da Braskem é atingir capacidade de produção de 7 mil toneladas por ano de matéria-prima específica para essa finalidade.

11

O tripes ataca principalmente a produção de bananas nas estações mais quentes do ano, favorecendo o aparecimento de erupções na casca (pontos pretos em alto relevo), diminuindo a qualidade visual da fruta.

“Esse inseto ataca a produção de banana no florescimento, e conforme a banana vai se desenvolvendo, ele causa alguns danos na casca da fruta. Isso faz com que o produtor perca mercado por conta da qualidade visual da fruta.

Segundo Juliana Domingues Lima, professora da Unesp responsável por acompanhar os testes da solução, oferece vantagens para o resultado final da produção de banana. “É uma ferramenta que sempre deve ser utilizada na bananicultura para evitar os danos físicos provocados pelo vento e pelas folhas, que passam nas cascas da fruta quando é jovem e que tudo isso deixa danos que reduzem a qualidade dos frutos e inviabilizam a comercialização da produção”, destaca.

Fácil instalação

Outra vantagem da nova tecnologia é a praticidade de instalação, sem necessidade de mão de obra especializada e, consequentemente, redução do custo com a aplicação, podendo ser usada por pequenos, médios e grandes produtores.

A recomendação é que o filme plástico seja colocado logo no início da formação da flor da banana (coração), e permaneça até a colheita. Por não conter inseticida, após o uso e descarte adequado, o material é 100% reciclável. O produtores rurais podem encontrar a manta anti-inseto sem inseticida no canal de vendas da Multinova.

A orientação é que o plástico seja utilizado uma única vez (uma safra) e siga para a reciclagem de plástico comum, já que é 100% reciclável. “Por ele não ter aditivos químicos, ele é 100% reciclável e os produtores de banana, ao fazer a colheita dos cachos com o saco, eles podem retirá-lo e colocá-lo no lixo para reciclagem totalmente”, ressalta Gallucci.

“A bananicultura é um dos principais cultivos do Brasil e o Tripes pode trazer muitos prejuízos. Por acompanhar os desafios dos produtores de banana para enfrentar esse tipo de praga, nos mobilizamos para encontrar uma solução viável, de baixo custo, sustentável e eficaz para nossos clientes”, diz Jair da Rosa, gerente comercial de Novos Negócios da Multinova.

Outra iniciativa recente da Braskem, também em parceria com a Unesp e Multinova, é a manta expandida combinando um filme de PE com um aditivo térmico para proteger a produção de banana em regiões que atingem temperaturas abaixo dos 12°C. O objetivo é efitar o efeito de chilling, dano fisiológico comum em frutas tropicais que são expostas a friagem.

Fonte: Agroinforme, 10/11/2020

Fonte da imagem: Imagem de minka2507 por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close