NOVAS TECNOLOGIAS

Syngenta lança ferramenta para detecção de nematoides via satélite


A inovação é uma peça-chave no mundo da agricultura para que seja possível superar desafios e garantir a segurança alimentar. Olhando para isso, a Syngenta lançou uma ferramenta para auxiliar no controle dos nematoides, com a ajuda de dados de satélite.

Essas pragas se alimentam das raízes das plantas e, apesar do tamanho pequeno, causam grandes perdas na qualidade e produtividade. O prejuízo mundial causado pelos nematoides podem chegar a US$ 150 bilhões por ano.

Buscando o desenvolvimento de estratégias que ajudem no controle, a Syngenta lançou uma ferramenta digital capaz de diagnosticar os danos e estresses causados pelos nematoides, através de imagens de satélite de alta resolução fornecidos pela Planet, juntamente com um algoritmo para detectar as áreas afetadas.

Os usuários da tecnologia nomeada de Nema Digital terão acesso às imagens do satélite,  que fornecerá informações aos agricultores, que podem tomar decisões mais assertivas, o que deve otimizar a gestão da cultura.

A empresa já tinha implantado a ferramenta de diagnóstico no ano passado como um piloto no Brasil, um dos principais países produtores de soja e que sofre com os nematoides. A tecnologia identifica anomalias na copa da soja e os agricultores obtêm informações importantes no início da estação de cultivo. Conforme a safra avança, o sistema gera um segundo gráfico, sendo possível acompanhar o impacto da praga ao longo do tempo.

O sistema que já foi oficialmente apresentada aos produtores brasileiros também fornece relatórios e um painel para um controle do campo, sendo possível priorizar os locais para tratamento, sendo um avanço positivo para os agricultores.

 

Fonte: Agropages, publicado em 06/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close