NOTÍCIAS
Principais pragas incidentes na safra de soja nos EUA
As condições climáticas atuais estão impactando nas produções agrícolas. Embora os níveis da doença na safra de soja em Ohio sejam baixos a moderados, agora é o momento de procurar a incidência de pragas no meio da estação.
Nos campos em Ohio, foram encontrados casos de infecções pela síndrome da morte súbita (SDS). Esses sintomas estão aparecendo mais cedo do que o normal. A SDS é causada pelo fungo patógeno Fusarium virguliforme. Esta espécie é a mais prevalente na região, entretanto, outras espécies de Fusarium podem causar SDS. Os sintomas de SDS acima do solo podem ser confundidos com aqueles produzidos por um fungo diferente (Cadophora gregata) que causa a podridão parda do caule (BSR). Para distinguir SDS de BSR, plantas sintomáticas devem ser escavadas e o caule deve ser cortado longitudinalmente. As plantas infectadas por SDS têm medula branca e saudável, enquanto as plantas infectadas por BSR apresentam descoloração marrom da medula. Além disso, campos com sintomas graves de SDS também podem apresentar altos níveis de nematoide de cisto de soja (SCN).
As condições climáticas são favoráveis para o desenvolvimento de mofo branco, uma doença fúngica causada por Sclerotinia sclerotiorum. Para procurar esta doença, é recomendado caminhar pelos campos de soja e olhar nas entrelinhas. Uma massa fofa branca de micélio fúngico será observada em plantas infectadas. Escleródios redondos pretos estarão presentes em meio ao micélio branco.
Outra doença encontrada vieram de amostras de plantas afetadas pela podridão da raiz e do caule de Phytophthora. Comumente, essas amostras vêm de campos com má drenagem. A podridão da raiz e do caule de Phytophthora às vezes pode ser confundida com cancro do caule e mofo branco.
Também foram encontradas amostras com a mancha foliar do olho-de-rã nos testes com fungicidas no norte e no sul de Ohio. A mancha foliar olho-de-rã é causada por um patógeno fúngico (Cercospora sojina) que pode reduzir a produtividade se as plantas forem severamente afetadas entre os estágios de crescimento da soja R3 a R5. Este ano, os sintomas em Ohio são visíveis no estágio de crescimento R2/R3 e o fungo pode desenvolver resistência a fungicidas.
Fonte: Ohio’s Country Jornal, 13/08/2023
Fonte da Imagem: Freepik